[weglot_switcher]

CBRE regista novo crescimento máximo pelo quarto ano consecutivo

Consultora imobiliária obteve um aumento na sua atividade de 57% face ao ano anterior. Área de Investimento e Promoção/Reabilitação teve um recorde total de 1.170 mil milhões de euros de negócios.
7 Janeiro 2019, 16h51

A CBRE registou um aumento de 57% na sua atividade face ao ano anterior, naquele já tinha sido o melhor ano da consultora em Portugal. Desta forma, e pelo quarto ano consecutivo, a consultora imobiliária volta a bater recordes no ano em que celebrou 30 anos de atividade em Portugal, de acordo com um comunicado divulgado esta segunda-feira.

A área de Investimento e Promoção/Reabilitação da empresa obteve também um novo recorde, com um total de 1.170 mil milhões de euros de negócios. Foram realizadas 19 transações, que incluíram 23 edifícios de escritórios, dois centros comerciais, dois hotéis, nove ativos logísticos, cinco edifícios em reabilitação e dois terrenos, que  totalizaram cerca de 590 mil metros quadrados, número que praticamente duplicou em relação ao ano de 2017.

Escritórios

Este departamento cresceu 130%. As 55 transações levadas a cabo, totalizaram cerca de 52 mil metros quadrados, com destaque para a colocação de uma multinacional de tecnologia no Lagoas Park (6,500 metros quadrados), a Regus no Marquês de Pombal 14 (5,600 metros quadrados ) e o novo escritório das empresas subsidiárias da Marsh & McLennan Companies (4,900 metros quadrados) próximo da Avenida Almirante Reis.

Comércio

O departamento de Comércio efetuou no último ano mais de 115 transações, com cerca de 42,500 metros quadrados . Distribuídos por Retail Parks (12,600 metros quadrados), Comércio de Rua (8,300 metros quadrados) e Centros Comerciais (21,600 metros quadrados).

Avaliações e Consultoria com crescimento acima de 90%

A CBRE realizou avaliações que em 2018 somaram 250 milhões de metros quadrados, com um valor de 12 mil milhões de euros e que abrangeram 35 mil propriedades. No ultimo ano, a CBRE apoiou vários investidores internacionais na compra de diversas carteiras de crédito malparado (NPLs e imóveis), com valores a rondar os 3,5 mil milhões de euros.

Francisco Horta e Costa, diretor geral da CBRE em Portugal, refere que “2018 foi um ano excecional para o mercado imobiliário, e em particular para a CBRE, que continua a crescer e a solidificar a posição de líder no mercado português. Assistimos a um crescimento em praticamente todos os setores da CBRE, com alguns deles a estabelecerem inclusivamente novos recordes de faturação, e aumentámos a nossa equipa para 160 colaboradores, o que significa um crescimento de 20%”.

Quando ao futuro, Francisco Horta e Costa assume que “o objetivo da CBRE é continuar a crescer e acreditamos que ainda há muito para fazer no nosso país. A nossa aposta no Porto tem-se revelado muito frutífera, com a equipa a crescer para suportar vários negócios, sendo o mais recente a venda do Edifício Latino Coelho 142-144 a um investidor internacional”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.