[weglot_switcher]

CDS-PP exige explicações sobre “cada cêntimo” empregue no Novo Banco

Francisco Rodrigues dos Santos garante que vê “com bons olhos todas e quaisquer investigações com vista a detetar se ocorreram práticas de crimes contra o Estado”.
28 Julho 2020, 16h17

O CDS-PP exigiu esta terça-feira saber como é que “cada cêntimo dos portugueses” foi empregue no Novo Banco e pretende que seja o Governo e o Banco de Portugal a darem essas explicações “com transparência”.

“Foi este mesmo Governo que fez a venda do Novo Banco e que decidiu promover o anterior ministro das Finanças a governador do Banco de Portugal, com a conivência do Partido Social Democrata. O Novo Banco já engoliu mais de 11 mil milhões de euros do dinheiro dos portugueses. É um verdadeiro saco fiscal em impostos”, afirmou o líder do partido.

Francisco Rodrigues dos Santos referiu ainda que os contribuintes têm feito “muitos sacrifícios” e que as recentes suspeitas que recaem sobre o banco e a supervisão “é gozar com a cara dos portugueses”, depois de o jornal “Público” escrever, na edição desta manhã, que um fundo das ilhas Caimão comprou casas do Novo Banco com o crédito desta instituição financeira, num negócio que foi um dos maiores do ramo imobiliário dos últimos anos e em que o Fundo de Resolução cobriu esses prejuízos.

Em declarações aos jornalistas, a partir de Lisboa, o presidente do CDS-PP reagiu também à investigação que decorre no Ministério Público em torno da carta do primeiro-ministro a solicitar que sejam avaliados procedimentos para acautelar a proteção dos interesses do Estado nessa instituição bancária. O dirigente centrista garante que vê “com bons olhos todas e quaisquer investigações com vista a detetar se ocorreram práticas de crimes contra o Estado”. “É oportuno que seja feita essa investigação”, frisou.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.