[weglot_switcher]

CDS-PP Madeira e Açores querem gestão partilhada de recursos do mar

A economia do mar é uma das áreas onde o CDS-PP da Madeira e dos Açores pretendem ter uma gestão partilhada. Os líderes dos dois partidos decidiram ainda entregar um projeto de resolução, que serão discutidos nos respetivos parlamentos, para obrigar o governo central a empenhar-se nas recomendações da última reunião dos presidentes executivos das regiões ultraperiféricas.
5 Fevereiro 2019, 14h04

Uma gestão partilhada em assuntos de interesse regional, para a Madeira e os Açores, em que se inclui a economia do mar, foi uma das principais conclusões dos encontros da autonomia, que juntou os líderes do CDS-PP de ambas as Regiões Autónomas no Funchal.

Esta reunião dos líderes do CDS-PP Madeira e Açores, Rui Barreto e Artur Lima, aprovou a entrega de um projeto de resolução, que vão ser discutidos nos parlamentos das respetivas Regiões Autónomas, que visa “obrigar o Governo da República a empenhar-se nas recomendações” da última reunião dos presidentes executivos das regiões ultraperiféricas.

“A cooperação é essencial para que no quadro do relacionamento com a República e com as instituições europeias possamos afinar estratégias conjuntas na defesa dos interesses das regiões ultraperiféricas”, disse Rui Barreto.

O líder centrista madeirense adiantou que esta estratégia de gestão partilhada “faz todo o sentido” porque está para breve o início da discussão do próximo quadro comunitário 2020-2027, acrescentando que os ‘Encontros da Autonomia’ entre os Açores e a Madeira são para se manter.

E é bom lembrar que a dimensão atlântica de Portugal continental, é dada porque tem os Açores e a Madeira. A riqueza de Portugal é grande porque tem os Açores e a Madeira. Tem a Zona Económica e Exclusiva que tem, devido aos Açores e à Madeira. Este mar que nos separa é, afinal, o mar que nos deve unir”, sublinhou Artur Lima.

Entre os assuntos a debater está a revisão do subsídio social de mobilidade, os sobrecustos da ultraperiferia e o fomento da economia entre os dois arquipélagos.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.