[weglot_switcher]

CDS-PP quer esclarecimento do secretário regional da Agricultura sobre seguros de colheita

O partido vai pedir uma audição ao secretário regional da agricultura para explicar se já está aberta a linha de crédito de apoio aos agricultores e ainda a atribuição de cheques para pesticidas e fertilizantes.
13 Março 2018, 12h55

O CDS-PP vai pedir uma audição ao secretário regional da Agricultura e Pescas, Humberto Vasconcelos, para explicar questões relacionadas com os seguros de colheita, a abertura de uma linha de crédito para apoio aos danos do temporal, e ainda a atribuição de cheques para pesticidas e fertilizantes.

O presidente do CDS-PP, António Lopes da Fonseca, afirma que “a grande maioria” dos agricultores não tem esse seguro de colheitas como tinha dito o secretário regional da Agricultura.

“Exortamos o secretário no sentido de abrir uma linha de crédito”, explica António Lopes da Fonseca. O dirigente do CDS-PP pretende saber se essa linha “já está aberta” e se esta vai colmatar os prejuízos dos agricultores devido ao temporal.

António Lopes da Fonseca critica o executivo madeirense por atribuir de “forma avulsa e sem critério” cheques para pesticidas e fertilizantes depois dos agricultores terem perdido as suas culturas e respectivas produções.

“Não é com cheques de 100 euros para factores de produção que se vão resolver os problemas de perdas das cultura”, afirma o centrista.

O dirigente do CDS-PP diz que o partido defende que os fatores de produção são importantes. “Um dos factores que mais pesam nas suas culturas são os guanes e os fertilizantes”.

“Mas não é nessa altura que se equaciona estes apoios. Isso deve ser equacionado na altura das produções”, realça.

O dirigente do CDS-PP alerta que os agricultores neste momento têm uma perda enorme relativamente às suas produções e cultura.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.