[weglot_switcher]

CDS-PP quer rever plano regional de apoio ao desporto

Os centristas vão incluir no seu programa o desenvolvimento dos desportos náuticos, a transformação da Madeira numa capital da rede dos desportos atlânticos, e ainda a dinamização de infraestruturas para atracção de estágios de atletas e equipas.
5 Agosto 2019, 15h04

O CDS-PP quer rever o Plano Regional de Apoio ao Desporto (PRAD) e uma clara separação entre o desporto profissional e o amador, entre o de lazer e o escolar, e ainda uma revisão da política de atribuição de apoios que leve em conta não são os resultados desportivos mas também a capacidade de mobilização, obtenção de receitas e a profissionalização das modalidades.

“Essa separação é importante para dar outra natureza ao futebol que hoje, pela sua complexidade e devido aos milhões que gere, não deve permanecer numa simples direcção regional de Desporto e Juventude. Por outro lado, a sua inclusão no PRAD prejudica as outras actividades que embora ditas amadoras são federadas, além de que, para nós, aquilo que deve ser a política desportiva da Região nos próximos anos, deverá assentar na promoção da atividade física, que não é a mesma coisa do que praticar desporto”, defendeu Luís Miguel Rosa, responsável do CDS-PP pela área do desporto.

As ideias que serão apresentadas pelos centristas, às eleições regionais de 22 de setembro, resultaram também dos contributos recebidos durante a conferência”Ouvir a Madeira, um problema, uma solução”.

Entre essas medidas estão: tornar a Madeira uma das Capitais da Rede do Desporto Atlântico e palco de grandes competições; Dinamizar infraestruturas para atrair estágios de atletas e equipas; Criação dos Clubes-Escola com campeonatos competitivos nas diversas modalidades; Desenvolver desportos náuticos para os quais as nossas ilhas dispõem de condições únicas; Programa de desporto e exercício físico para um envelhecimento ativo dos nossos seniores; Dinamizar clubes de bairro e de sítio como pólos desportivos e culturais e de integração social.

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/oe2019-municipios/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”895″ slug=”oe2019-municipios” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/oe2019-municipios/thumbnail?version=1545246555553&locale=pt-PT&publisher=www.jornaleconomico.pt” mce-placeholder=”1″]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.