[weglot_switcher]

Cecília Meireles defende “descida cirúrgica de alguns impostos”

A centrista critica a criação de uma linha de crédito para financiar PME e profissionais liberais cumprirem as obrigações fiscais, defendendo em alternativa a descida “cirúrgica de alguns impostos”.
  • Mário Cruz/Lusa
23 Setembro 2020, 16h23

A líder parlamentar do CDS-PP, Cecília Meireles, defendeu esta quarta-feira “uma descida cirúrgica de alguns impostos”, criticando duramente a intenção do Governo em criar uma linha de crédito para financiar o pagamento de impostos.

“Há uma solução para isto que é uma descida cirúrgica de alguns impostos, sobretudo aqueles que têm que ver com adiantamentos ao Estado com uma nova moratória”, disse a parlamentar no debate “Visão Estratégica para o Plano de Recuperação Económica de Portugal 2020-2030”, no Parlamento, em Lisboa.

No debate parlamentar que conta com a presença do primeiro-ministro, do ministro da Economia e do Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Cecília Meireles afirmou que para esta possibilidade “é preciso apenas vontade e assumir que o Estado não pode cobrar tanto às pessoas, porque elas têm menos rendimentos”.

“O governo sabe que há empresas que não têm tesouraria para pagar os impostos, certamente não têm dinheiro para pagar os impostos e os salários, e o Governo, a conclusão que retira daí não é que há impostos a mais, não é que é preciso moratórias ou novos fracionamentos de impostos, a conclusão que retira é dizer às empresas: vão-se financiar junto da banca, paguem juros aos bancos porque o Estado tem é que receber e é já”, vincou Cecília Meireles, sobre a notícia avançada pelo “Eco”, de que o Governo iria abrir uma linha de crédito para ajudar as pequenas e médias empresas (PME) e os profissionais liberais a cumprirem os compromissos fiscais.

Classificando a intenção como “absurda”, vincou que “vir falar em futuro, em grandes planos, em eixos estratégicos e depois falhar numa coisa tão básica” é “viver alheado da realidade”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.