[weglot_switcher]

Cellnex pondera aumento de capital em três mil milhões de euros para futuras aquisições

Cellnex Telecom, que entrou em Portugal em 2020 ao adquirir a OMTEL e a NOS Towering, pondera realizar um aumento de capital para financiar a sua estratégia de crescimento e planos de expansão da operação, criando condições para enfrentar o aumento de interesse no negócio da gestão de infraestruturas na Europa.
7 Julho 2020, 12h32

Depois de ter realizado dois avultados investimentos em Portugal, que no seu conjunto totalizam mais de 1,3 mil milhões de euros, a espanhola Cellnex Telecom está a estudar a possibilidade de realizar um aumento de capital em mais de três mil milhões de euros para realizar novos investimentos e aquisições, de acordo com a Bloomberg, que cita fontes próximas da operação.

O valor estudado para realizar o aumento de capital corresponde a 14% do valor de mercado da empresa, cuja capitalização bolsista ascende hoje a mais de 21,1 mil milhões de euros.

Considerada a maior empresa gestora de infraestruturas de telecomunicações sem fios da Europa, a Cellnex estará a ponderar avançar com a operação de aumento de capital este mês, tendo em conta que o mercado de torres de telecomunicações está a ter grande procura em toda a Europa. De acordo com a informação avançada, que está a ter eco em Espanha, os investidores estão a ser atraídos pela capacidade da gestão de torres de telecomunicações garantir ganhos de muito longo prazo e, por isso, a empresa de origem espanhola não quer perder a oportunidade de reforçar o seu poder de ação no mercado.

A empresa procura, assim, enfrentar o interesse do fundo norte-americano KKR e de operadoras como a Telefónica e a Vodafone no negócio da gestão de torres de telecomunicações, tendo em conta que um aumento da concorrência vai encarecer a aquisição de novas infraestruturas.

Por isso, apesar da incerteza que vai condicionando os investidores e os mercados bolsistas, devido aos efeitos da pandemia da Covid-19, a Cellnex quer captar mais financiamento para a sua estratégia de crescimento, que consiste em expandir as operações da empresa através de novas aquisições.

Depois de fechar 2019 com a aquisição da britânica Arqiva por mais de 2,24 mil milhões de euros, a Cellnex entrou em Portugal em janeiro com a aquisição das torres da portuguesa OMTEL por 800 milhões de euros. A compra da OMTEL “dominou a quase totalidade” dos 919 milhões de euros que a Cellnex investiu no primeiro trimestre de 2020, segundo comunicou a companhia ao mercado, em maio.

Em abril, operadora de infraestruturas de telecomunicações e transmissão sem fio, comprou à NOS 100% da NOS Towering, numa operação que envolveu um investimento inicial de cerca de 375 milhões de euros e o compromisso adicional de investir até mais 175 milhões de euros para expansão da rede. Este negócio já recebeu ‘luz verde’ da Autoridade da Concorrência. O impacto desta operação só se refletirá nas contas do segundo trimestre da empresa, que serão conhecidas no dia 20 de julho.

A Cellnex conta com uma carteira de 50.000 ativos repartidos por Espanha, Itália, Holanda, França, Suíça, Reino Unido, Irlanda e Portugal. A empresa é cotada no mercado contínuo da bolsa de valores espanhola e faz parte dos índices seletivos IBEX 35 e EuroStoxx 600.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.