[weglot_switcher]

Cellnex vai aumentar capital em 7 mil milhões de euros

A ‘telecom’ espanhola, que opera em Portugal, fará o aumento de capital através da emissão e colocação em circulação de aproximadamente 193 milhões de ações ordinárias com um valor de subscrição (capital mais prémio de emissão) de 36,33 euros cada.
30 Março 2021, 19h15

A Cellnex Telecom chegou a acordo para fazer um aumento de capital, com direitos de subscrição preferencial no valor de 7 mil milhões de euros, depois de uma reunião de acionistas. A empresa de telecomunicações prevê utilizar o montante para reforçar os seus recursos próprios de forma a financiara a expansão do negócio na Europa.

A ‘telecom’ espanhola, que opera em Portugal, fará o aumento de capital através da emissão e colocação em circulação de aproximadamente 193 milhões de ações ordinárias com um valor de subscrição (capital mais prémio de emissão) de 36,33 euros cada.

Segundo a informação transmitida à Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV), o valor de subscrição implica um desconto de cerca de 17% sobre o TERP (theorethical ex-rights price) – preço de mercado que uma ação terá teoricamente após uma nova emissão de direitos – e tem como referência o valor de cotação no momento de fecho da sessão bolsista de ontem: 46,68 euros.

“Além dos acordos concluídos no início do ano de 2021, continuamos a analisar oportunidades de crescimento. O objetivo é consolidar e alargar a nossa posição nos doze países onde estaremos presentes uma vez que se completem as operações que atualmente se encontram pendentes de conclusão, sem deixar de estarmos atentos a projetos que possam surgir em novos mercados europeus”, referiu o CEO, Tobias Martinez.

A Cellnext detalhou também que vão ser atribuídos direitos de subscrição preferencial a todos os acionistas da empresa que tenham comprado ações amanhã (31 de março) e cujas transações tenham sido registadas em Iberclear até ao dia 6 de abril de 2021.

“Cada ação que se encontre atualmente em circulação concederá o direito de subscrição preferencial. Por sua vez, serão necessários 48 direitos para subscrever 19 ações novas”, refere a empresa presidida por Bertrand Kan.

Já em agosto a empresa do país vizinho, considerada a maior gestora de infraestruturas de telecomunicações sem fios da Europa, concluiu um aumento de capital de quatro mil milhões de euros, com uma procura histórica dos investidores de 185 mil milhões de euros, valor 46,4 vezes acima da oferta.

https://jornaleconomico.pt/noticias/cellnex-agrava-prejuizos-mas-receitas-disparam-55-em-2020-grupo-eleva-perspetivas-para-2021-706255

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.