[weglot_switcher]

Centeno alerta para impactos de fim “abrupto” de apoios à economia

O governador do BdP acredita que o plano de vacinação contra a Covid-19 traz “sinal de esperança” para 2021. Mas deixa avisos para o próximo ano.
31 Dezembro 2020, 07h30

O governador do Banco de Portugal (BdP) acredita que o plano de vacinação contra a Covid-19, que em Portugal arrancou a 27 de dezembro, traz um “sinal de esperança” no arranque do próximo ano, mas alertou que 2021 não ser isento de desafios. Num ano em que se aguarda a recuperação económica e que sejam mitigados os efeitos da pandemia nas empresas e famílias através das medidas de apoio, Mário Centeno alerta, em declarações ao Jornal Económico, para os riscos em caso de retirada precoce dos apoios à economia.

“O ano de 2021 começa com um sinal de esperança – o programa de vacinação em curso – mas não deixa de colocar grandes desafios”, afirmou ao Jornal Económico o ex-ministro das Finanças na esteira do seu sucessor João Leão, que esta semana sublinhou as boas notícias para a economia decorrentes do surgimento com sucesso das vacinas para a Covid-19, antecipando a criação de condições para “uma forte recuperação da economia em 2021” ainda que alertando que “já conseguimos ver a luz ao fundo do túnel, mas ainda o temos de atravessar”.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.