[weglot_switcher]

Centeno anuncia que investimento aumentou 20,6% na Administração Central em 2019

O ministro das Finanças disse que o Governo tem “apostado no investimento público, que suscita muitos discursos envoltos em mitos e frases feitas e pouco sustentados nos dados e na realidade”.
27 Janeiro 2020, 09h31

O ministro das Finanças anunciou esta segunda-feira que o investimento público aumentou 20,6% na Administração Central, no ano passado. Numa audição na Comissão do Orçamento e Finanças sobre a proposta do Orçamento do Estado para 2020 (OE2020), no Parlamento, Mário Centeno realçou que o investimento público irá aumentar 21,7% face a 2015.

“Em 2020, o investimento aumentará 21,7% quando comparado com o ano de 2015. Serão quase 900 milhões de euros”, disse. “Para quem tem dúvidas sobre esta previsão de crescimento do investimento, já hoje à tarde ficaremos a saber que em 2019 o investimento público aumentou 20,6% na Administração Central”, acrescentou, antecipando a divulgação dos dados da Direção Geral do Orçamento (DGO), em contabilidade pública.

“Temos apostado no investimento público, que suscita muitos discursos envoltos em mitos e frases feitas e pouco sustentados nos dados e na realidade”, frisou, realçando que estão previstos mais 9.500 milhões de euros de despesa corrente e investimento.

O ministro das Finanças defendeu que a consolidação orçamental não foi concretiza “à custa da redução do investimento público”.

“Há quem argumente que o investimento fica sempre aquém do orçamentado. É verdade e por definição é assim”, acrescentou, frisando que “os desvios na última legislatura foram menores do que na legislatura anterior”.

Defendeu ainda que “as contas certas são certas” porque executam a despesa, exemplificando que 99,6% do valor orçamentado para a despesa total foi executado em 2018.

“Uns pretendem mais despesa, outros propagandeiam menos impostos, alguns propõe ainda as duas coisas ao mesmo tempo. Todos apostam no crescimento. Como se o orçamento fosse uma casa de apostas”, disse.

(Atualizado às 10h06)

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.