[weglot_switcher]

Centeno: “decisão da Moody’s abre caminho para atualização do ‘rating’”

A Moody’s subiu a perspetiva do ‘rating’ da dívida pública nacional para positiva, esta sexta-feira, mas manteve o ‘rating’ no patamar de ‘lixo’.
  • © Jornal Económico/ Fotografia: Cristina Bernardo
1 Setembro 2017, 22h31

A melhoria da perspetiva do rating de Portugal, pela agência Moody’s, é um primeiro passo para a dívida pública do país sair do patamar de ‘lixo’, segundo o ministro das Finanças. Em comunicado, Mário Centeno afirmou que a decisão da agência de rating é um “reconhecimento cada vez mais amplo dos sólidos resultados económicos e financeiros alcançados por Portugal e reiterando a confiança no percurso futuro”.

“Esta decisão abre caminho para uma atualização do rating da República para o grau de investimento de qualidade, que decorrerá da confirmação da sustentabilidade do crescimento económico, da qualidade da gestão orçamental e do impulso reformista do Governo”, explica o comunicado do ministério das Finanças.

A Moody’s subiu a perspetiva do rating da dívida pública nacional para positiva, da anterior estável, esta sexta-feira. O rating mantém-se no patamar de ‘lixo’, em Ba1, mas a perspetiva indica o sentido em que a agência poderá vir a rever a notação.

A agência justificou a decisão com três fatores: a melhoria da resiliência do crescimento económico de Portugal, impulsionada pelo investimento; a consolidação orçamental em curso; e a melhoria da estrutura de dívida pública foram os fatores que determinaram a decisão da agência.

“A Moody’s vem reconhecer os avanços registados na gestão orçamental e salientar a abrangência do crescimento económico alicerçado no investimento e nas exportações”, acrescenta o ministério. Mais importante ainda é o facto de Portugal estar a conseguir aliar estas duas dinâmicas enquanto gera emprego e, assim, reforça a confiança no futuro”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.