[weglot_switcher]

Centeno tocou o sino e já é presidente do Eurogrupo

O ministro das Finanças português tomou posse esta sexta-feira em Paris. Formalmente, o mandato de Mário Centeno tem início amanhã, 13 de janeiro,
  • Cristina Bernardo
12 Janeiro 2018, 11h13

O ministro das Finanças português tomou oficialmente posse como presidente do Eurogrupo esta sexta-feira de manhã em Paris, França. O mandato de Mário Centeno tem início amanhã, 13 de janeiro, mas o governante tocou há poucos minutos o sino que tradicionalmente simboliza a passagem de testemunho, desta vez, entre Jeroen Dijsselbloem e Mário Centeno.

“Abre-se agora uma janela de oportunidades que deve ser aproveitada”, afirmou  o ministro português, na conferência de imprensa que se realizou por volta das 11 horas, na capital francesa. Mário Centeno reforçou a ideia de que se deve continuar a fazer mudanças no sistema bancário, no mercado de capitais, entre outras alterações financeiras nos países de moeda única.

O atual presidente do Eurogrupo, eleito no passado dia 4 de dezembro, disse que espera ir ao encontro das expectativas dos cidadãos da zona euro e que toda a preparação para essas reformas “é desafiante mas tem de ser enfrentada”. O seu antecessor no grupo informal de ministros das Finanças, Jeroen Dijsselbloem, realçou o orgulho na vitória de Mário Centeno, defendeu que a zona euro está no bom caminho e entregou a ‘campainha’.

No dia em que foi conhecida a sua eleição, Mário Centeno afirmou que “é uma honra ser o próximo presidente do Eurogrupo” e salientou que a candidatura portuguesa à presidência do fórum de ministros das Finanças da zona euro foi construída “com muita credibilidade e esforço”. O ministro justificou que o orgulho se devia “à relevância deste grupo, à qualidade dos meus colegas e à importância do trabalho que temos de fazer nos próximos anos” e sublinhou que esse trabalho “tem de ser feito por todos os membros que pertencem ao euro, Comissão, instituições europeias”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.