[weglot_switcher]

Central nuclear de Almaraz ainda sem licença para operar até 2028

Ministro do Ambiente defende que deve “haver uma avaliação de impacte ambiental” para o Governo espanhol estender o prazo da central nuclear.
20 Maio 2020, 15h03

O ministro do Ambiente e da Ação Climática João Pedro Matos Fernandes disse hoje que ainda não está licenciada a extensão do encerramento da central nuclear de Almaraz para 2028.

“Não esta licenciada a ampliação do tempo daquilo que são as melhores datas para o Plano Nacional de Energia e Clima de Espanha”, garantiu João Pedro Matos Fernandes durante audição no Parlamento sobre política geral do ministério.

Apesar da incerteza, o ministro do Ambiente e da Ação Climática recordou que o plano Nacional de Energia e Clima espanhol define que “todo o sistema nuclear espanhol será desativado entre 2025 e 2035 “.

“O parecer do Conselho de Segurança Nuclear (CSN) espanhol diz que a central nuclear de Almaraz poderá funcionar até 2017/2018 , ou seja será uma das primeira centrais nucleares a ser encerradas em Espanha”, completa.

João Pedro Matos Fernandes referiu ainda que solicitou ao Governo espanhol que fosse “aferida e ponderada a probabilidade de ocorrência de impactes transfronteiriços neste prolongamento de tempo” e acredita ser necessário “haver uma avaliação de impacte ambiental”.

A central, refrigerada pelo Rio Tejo, iniciou o seu funcionamento em 1981 e já devia ter sido encerrada em 2010, mas após decisão do Conselho de Segurança Nuclear espanhol  o prazo foi estendido até Outubro de 2028.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.