[weglot_switcher]

Century 21 lança aplicação que permite realizar transações digitalmente

A aplicação recorre à Inteligência Artificial que interage e orienta o utilizador em todas as fases do processo, desde a recolha de informação sistematizada sobre o utilizador até ao tipo de habitação que este pretende.
23 Abril 2020, 07h35

A Century 21 Portugal lançou uma nova versão da aplicação ‘Century 21’, que permite realizar todos os processos inerentes a uma transação imobiliária, de forma totalmente digital, sendo a escritura do imóvel a única função que necessita de ser realizada presencialmente no notário.

Em comunicado, a promotora imobiliária explica que a aplicação recorre à inteligência artificial que interage e orienta o utilizador em todas as fases do processo, desde a recolha de informação sistematizada sobre o utilizador até ao tipo de habitação que este pretende.

Estes procedimentos são feitos com base em certificados de autenticação digitais, que garantem os mesmos níveis de segurança de uma operação de internet banking. Posteriormente foi implementado um percurso típico para o comprador e vendedor, de forma a melhorar a experiência ao longo do processo de aquisição ou venda de uma casa, ou seja um tutorial que orienta e ajuda o comprador a obter informação, de forma simples, intuitiva e eficiente.

Caso a opção passe por comprar um imóvel a aplicação disponibiliza um modelo que permite a seleção de datas e agendamento automático de dia e hora de visita à casa, com sincronização automática de agendas entre cliente e consultor, sendo que o comprador pode também optar por uma visita virtual ao imóvel e todos os registos de visitas e comentários aos imóveis são integrados no seu perfil para que o consultor tenha toda a informação atualizada sobre o processo de procura da casa.

Com esta nova versão surge a possibilidade de adicionar filtros nas características da habitação pretendida, para uma seleção mais eficiente dos imóveis procurados pelo utilizador. Ao encontrar a casa pretendida, o assistente digital apoia o utilizador na formalização da proposta de aquisição do imóvel ao proprietário, de forma totalmente desmaterializada e com validade formal.

Se a escolha for a de vender o imóvel a aplicação agrega um sistema de avaliação automática de imóveis, com apresentação de valores de comercialização aos proprietários. Caso o utilizador queira fazer a venda sozinho, a app disponibiliza um guia de orientação para preparar todo o processo de comercialização do imóvel.

O cliente vendedor pode perceber melhor as tendências da procura e como é valorizada a sua casa, o que ajuda a ter uma orientação fundamentada para a definição do melhor preço de mercado. Por sua vez, o cliente comprador tem acesso à informação das propostas aceites, e ambos recebem também a indicação da data de realização do Contrato Promessa Compra e Venda (CPCV) e da escritura.

Ricardo Sousa, CEO da Century 21 Portugal, explica que “as crises também alavancam oportunidades e a nova app que agora lançamos é a prova de que um processo tão complexo e desafiante, como é o caso de uma transação imobiliária, pode já ser efeatuado de forma fácil, transparente, segura e totalmente desmaterializada. Sabemos que o setor imobiliário nacional é resiliente, que o país necessita de reanimar a economia com segurança e agilidade, por isso, sentimos que este é o caminho para continuarmos a prestar o melhor serviço a quem necessita de comprar, vender ou arrendar uma habitação”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.