[weglot_switcher]

CEO Airbus ExO Alpha: “a eletrificação é excitante”

Numa conversa sobre mobilidade estavam duas mulheres, uma delas a CEO daAirbus ExO Alpha. Apesar de a conversa abordar todo o tipo de mobilidade, focaram-se no setor da aviação.
  • Sam Barnes/Web Summit
5 Novembro 2019, 13h05

Com as novas mobilidades em curso e em claro desenvolvimento, o pavilhão dois encheu-se para ouvir Sandra Bour Schaeffer, diretora-executiva da Airbus ExO Alpha, e Isabel Hilton, jornalista da Chinadialogue.Net. Apesar do terceiro elemento não ter comparecido na conversa, as duas mulheres tomaram rédeas da conversa sobre mobilidade, com foco na aviação.

Sendo a Airbus uma empresa responsável por grande parte da avião mundial, presente em diversas companhias aéreas, e uma domadora dos céus, Sandra Bour Schaeffer sustentou que é “não é o meu dever dizer às pessoas deixar de voar”, uma vez que se trata de uma indústria bastante poluente, mas que o dever da Airbus é “fazer a aviação sustentável” para o futuro que se avizinha.

Com a frota atual movida a combustível fóssil, e com novas startups a emergir aos céus dos elétricos, a CEO da Airbus ExO Alpha avança que “a frota atual tem de ser renovável rapidamente”, sendo que “o desenvolvimento tecnológico” e que as “tecnologias têm de ser livres de emissões de CO2”.

Sendo o setor aviação responsável por grande parte das emissões mundiais, a Airbus quer colocar-se à frente do jogo e reduzir, em 2050, as suas emissões para metade. Questionada se metade das emissões ainda era muito, afirma que si mas que este é um “problema global” e não só dos produtores de aviões.

Abordando a eletrificação do setor, com as novas tecnologias, Sandra garante que “a eletrificação é excitante”, mas que tudo como se conhece atualmente nos aviões comerciais tem de ser “reinventado”, não apenas a tecnologia mas o produto em si, uma vez que têm de conter baterias com capacidade para várias horas de voo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.