[weglot_switcher]

CEO da AWS: “Havia olhares perplexos quando há 15 anos falava na cloud. Tínhamos de provar o valor às empresas”

O primeiro anúncio feito por Adam Selipsky, um dos mais esperados pela comunidade tecnológica, foi o lançamento dos processadores Graviton 3, que serão 25% mais rápido do que a anterior versão.
30 Novembro 2021, 19h29

O CEO da Amazon Web Services (AWS) disse esta terça-feira que a empresa de computação na nuvem está a fazer com os dados mais do que alguma vez imaginava, sobretudo quando se lançaram no negócio do petróleo do século XXI, há 15 anos.

“Quando começámos, as tecnologias da informação e as infraestruturas não estavam a funcionar, eram lentos e a inovação estava sufocada. Lembro-me dos olhares perplexos de algumas pessoas quando lhes tentava explicar a AWS e a cloud. A cloud mal era um conceito”, começou por recordar Adam Selipsky.

“Tínhamos de provar o seu valor às empresas, porque havia algum ceticismo e afirmações como “cloud nunca vai avançar” ou “é só para startups”, afirmou o CEO da AWS, no segundo dia do evento anual de cloud computing re:Invent, em Las Vegas. E dirigiu-se à audiência: “Vocês provaram que eles estavam errados”.

Adam Selipsky garantiu que a AWS Vamos continuar a inovar com os “serviços e capacidades mais amplos e profundos”, nomeadamente nesta conferência internacional, onde o objetivo é transmitir conhecimento e criar conexões que ajudem as empresas na sua jornada na cloud. “Clientes estão a procurar novas formas de se reinventar e de reinventar as suas indústrias e nós adoramos desafios, porque os vemos como oportunidades”, defendeu.

Segundo o CEO da AWS, apesar de estar provado que se pode atingir uma 70% de redução de custos com a migração para a cloud e daquilo que se parece uma “adoção em massa” em todo o mundo, “ainda só se está a começar” neste processo de transição da informação para o contexto digital. “Trabalhar com dados é complicado, porque os dados não estão estáticos e as empresas têm diferentes fontes de dados”, admitiu ainda.

O primeiro anúncio feito pelo gestor, e mais esperado pela comunidade tecnológica, foi o lançamento dos processadores Graviton 3, que serão 25% mais rápidos do que a anterior versão. Na CloudFix, que criou um software para otimizar os custos com AWS, esta atualização já era antecipada e vista como um “grande desenvolvimento” para a indústria.

“O atual Graviton 2 existente é um SoC ARMv8.2 de 2,5 GHz e 64 bits construído na arquitetura ARM Neoverse N1. Com a utilização total dos recursos da CPU [unidade de processamento central], o Graviton 2 oferece aproximadamente 40% e 23% melhor desempenho do que os chips equivalentes da Intel e AMD. Com o preço da AWS de uma vCPU Graviton 2 20% menor do que o equivalente da Intel, a relação preço-desempenho é impressionante. Um novo chip Graviton3 pode levar essa vantagem de preço/desempenho ainda mais longe”, argumentou Rahul Subramaniam, criador da plataforma.

O ex-CEO da empresa de software Tableau – detida pela Salesforce – lidera a AWS desde maio, quando Andy Jassy substituiu o homem mais rico do mundo, Jeff Bezos, no cargo de diretor executivo da Amazon. “Adam não é uma cara nova na AWS. Em 2005, Adam foi um dos primeiros vice-presidentes que contratámos na AWS e liderou vendas, marketing e apoio na AWS durante onze anos (bem como algumas outras áreas, como nossos serviços da plataforma AWS ao longo de um determinado período)”, destacou Andy Jassy, aquando da apresentação do então ex-executivo da AWS, que iria regressar à tecnológica dentro de meses.

O AWS re:Invent é uma conferência internacional desenhada para a comunidade global de cloud computing que, depois de uma edição totalmente digital, regressa entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro de 2021 para um formato híbrido em que estão a ser apresentadas diversas novidades, realizadas formações e mais de 1.500 sessões técnicas e exposições, organizados eventos after-hours à margem dos palcos principais, entre outros. Nesta edição, o Venetian Hotel recebe 20 mil participantes, dois anos depois de ter atingido um recorde de 60 mil pessoas.

*A jornalista viajou aos Estados Unidos a convite da AWS

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.