[weglot_switcher]

CEO da Ryanair diz que vai ultrapassar a TAP em número de passageiros em 2022

A Ryanair acredita que vai ultrapassar a TAP em número de passageiros transportados de e para em 2022, com uma previsão de 13,5 milhões de passageiros.
  • Cristina Bernardo
29 Novembro 2021, 15h00

A Ryanair assegura que vai ultrapassar a TAP em número de passageiros transportados de e para Portugal em 2022, com uma previsão de 13,5 milhões de passageiros. A nova projeção foi adiantada por Michael O´Leary, o CEO da companhia low-cost irlandesa, numa conferência de imprensa em Lisboa.

“Esperamos transportar 13,5 milhões de passageiros em Portugal em 2022, ultrapassando assim a TAP, se é que já não o fizemos este ano. Esperamos que a TAP, com um corte de 20% na sua operação em 2022, se fique pelos 11 a 11,5 milhões de passageiros”, disse O´Leary.

“E vamos fazê-lo sem ajudas de Estado de 3,5 mil milhões de euros [à TAP] que poderiam ir para os hospitais e escolas”, sublinhou.

O desafio da TAP, salientou o responsável da Ryanair, é que não está a conseguir voar. “Eles cancelam cerca de 30% dos seus voos, apenas anunciando que o vão fazer a uma ou duas semanas da data do voo. É assim que estão a bloquear os slots”, acrescentou.

Sobre esse assunto, O´Leary apresentou números. Segundo a Ryanair, na semana de 15 a 21 de novembro, a TAP cancelou à última hora 234 voos de e para o aeroporto de Lisboa e na semana de 22 a 28 outros 236. Para as semanas seguintes estarão cancelados, ainda segundo companhia irlandesa, de 29 a 05 de dezembro serão outros 277 e 205 de 06 a 12 de dezembro.

“Por este ritmo, achamos que a TAP deveria libertar [no âmbito do plano de recuperação negociado em Bruxelas] pelo menos 250 slots por semana no aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa. Porque não os usa, e não os poderia usar mesmo num cenário sem Covid”, sublinhou.

Por isso mesmo, a Ryanair já apelou ao Governo e ao regulador da aviação civil em Portugal para que impeça a TAP de proceder desta forma, que a empresa low-cost apelida de “cancelamentos de última hora”.

“Nós poderíamos por mais 4 aviões em Lisboa já neste Inverno, se libertassem os slots. Isso beneficiaria o Turismo”, sublinhou.

Ryanair abre 17 novas rotas em Portugal no próximo verão

Na conferência de imprensa, a transportadora aérea irlandesa anunciou a abertura de 17 novas rotas em Portugal, no verão de 2022: de Lisboa para Bari (Itália), Madeira, Oujda (Marrocos), Poitiers (França) e Veneza (Itália), de Faro para o Luxemburgo e do Porto para Billund (Dinamarca), Madeira e Verona (Itália).

No próximo ano, a Ryanair vai também ter mais seis aviões a operar em Portugal (três da nova base da Madeira, dois em Lisboa e um no Porto), resultado de um investimento de quase 2,5 mil milhões de euros (2,8 mil milhões de dólares).

Questionado sobre os receios com a nova variante de Sars-CoV-2, Ómicron, e as medidas adotadas pelo Governo português, como a exigência de teste negativo para covid-19, deixando de ser suficiente a apresentação de um certificado europeu de vacinação, Michael O’Leary garantiu que seguirá as indicações de todos os governos onde opera.

No entanto, apesar de ainda não ter cancelado qualquer voo, a Ryanair considerou não haver justificação para impedir um cidadão vacinado proveniente de Marrocos de entrar na União Europeia.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.