[weglot_switcher]

CEO da Vodafone Portugal: “Ainda temos esperança que o 5G não seja uma oportunidade perdida”

CEO da Vodafone Europe admitiu esta quinta-feira à Reuters que a ‘telecom’ está a ponderar não ir ao leilão do 5G, por considerar “ilegais” e “discriminatórios” os termos propostos pela Anacom. Líder da Vodafone em Portugal, Mário Vaz, ainda acredita na alteração dos termos do leilão.
  • Mário Vaz, CEO da Vodafone Portugal
15 Outubro 2020, 20h53

O presidente executivo da Vodafone Portugal, Mário Vaz, acredita que ainda é possível que o lançamento da quinta geração da rede móvel (5G) seja uma oportunidade de desenvolvimento tecnológico, social e económico para Portugal. Esta quinta-feira, a CEO da Vodafone Europe, Serpil Timuray, admitiu à Reuters que a telecom está a ponderar não ir ao leilão do 5G, por considerar “ilegais” e “discriminatórios” os termos propostos pela Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom).

“Ainda temos esperança que o lançamento do 5G não seja uma oportunidade perdida para o desenvolvimento tecnológico, social e económico do país”, escreveu o CEO da Vodafone Portugal na sua conta de LinkedIn, onde partilhou a entrevista de Timuray à Reuters.

À agência de notícias, a responsável pela Vodafone Europe disse que proposta da Anacom para o desenho do espetro nacional “é ilegal segundo a lei portuguesa e a da União Europeia”, porque “o regulador não fez uma análise de mercado abrangente, baseada em evidências objetivas, como está obrigado”, nem uma análise de mercado pós-Covid.

“Há uma discriminação significativa e injustificada contra os operadores de longa data, como a Vodafone, e somos obrigados a reconsiderar todas as nossas opções em Portugal, incluindo licitar por menos espectro ou não licitar, se o leilão for tão defeituoso”, avançou Timuray.

Serpil Timuray afirmou ainda que devido às condições regulatórias, “infelizmente, a Vodafone terá de reconsiderar os planos para estabelecer um centro pan-europeu de I&D em Portugal”, para desenvolvimento de serviços 5G e outros serviços digitais empresariais. Este centro pretende empregar 400 especialistas em telecomunicações.

As afirmações da responsável da Vodafone colocaram em alerta o setor das telecomunicações, uma vez que a Vodafone Portugal é um dos três principais players do setor telco nacional, tendo realizado investimentos na ordem dos 1,6 mil milhões de euros nos últimos seis anos, em Portugal.

Depois das afirmações da CEO da Vodafone Europe, a NOS veio a terreiro criticar o regulador  por condenar Portugal “à irrelevância na futura economia digital”. Contudo, sobre se poderá ter uma posição como a Vodafone, a NOS não comenta.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.