À margem da cimeira de Davos foram apresentados os resultados de um inquérito anual feito a mais de 1.300 líderes de empresas. Segundo os dados compilados pela PwC, 30% dos CEO consideram que o crescimento económico mundial irá abrandar nos próximos 12 meses, o que compara com apenas 5% há apenas um ano.

As perspetivas estão mais polarizadas, com 42% dos inquiridos ainda a prever uma melhoria das condições económicas. Foi na América do Norte que se observou o maior aumento de pessimismo, provavelmente devido às tensões comerciais e ao desvanecer dos efeitos do pacote fiscal de Trump.

As ameaças ao crescimento mais citadas pelos líderes de negócio são os conflitos comerciais, a incerteza política/populismo e o protecionismo que substituíram o terrorismo, as alterações climáticas e o aumento da carga fiscal no top ten. A maioria antevê que a Inteligência Artificial irá alterar significativamente os modelos de negócio.

Os resultados em Portugal também mostram maior prudência, mas com perspetivas mais positivas do que a média. Face aos resultados globais, nota-se a preocupação dos líderes nacionais em encontrar talento para as organizações.