[weglot_switcher]

Cerca de 3.000 pessoas manifestaram-se em Barcelona para exigir Governo independentista

Cerca de 3.000 pessoas manifestaram-se hoje no centro de Barcelona para exigirem a constituição de um Governo independentista, num protesto convocado pela Assembleia Nacional Catalã.
  • Barcelona, Espanha
28 Fevereiro 2021, 15h12

Cerca de 3.000 pessoas manifestaram-se hoje no centro de Barcelona para exigirem a constituição de um Governo independentista, num protesto convocado pela Assembleia Nacional Catalã (ANC).

Com o lema “Somos agora 52%”, numa alusão aos resultados das eleições legislativas da Catalunha realizadas a 14 de fevereiro, a ANC apelou a uma concentração na Plaza de Catalunya para exigir um “Governo independentistas agora” que seja capaz de gerir “a urgência social e nacional”.

O protesto começou cerca das 12:00 com os manifestantes a gritarem várias palavras de ordem, como “Puigdemont, nosso presidente” e “Independência”, e empunharam bandeiras que apelavam ao fim da “repressão” e da liberdade dos líderes independentistas detidos.

Num palco localizado no centro da praça, vários membros das entidades soberanas da Catalunha pediram “sentido de estado” e destacaram a necessidade da formação de “um executivo forte e independente” porque só um “Governo de concentração nacional “poderá superar a crise e avançar para a independência da Catalunha.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.