CERN abre candidaturas para programa de Verão

O maior laboratório de física de partículas do mundo vai abrir as suas portas a estudantes dos estados membros, onde se inclui Portugal. Veja como agarrar a oportunidade.

Decorrem até ao próximo dia 28 de janeiro, as candidaturas para o Programa de Estudantes de Verão do CERN 2018. Podem candidatar-se estudantes dos estados membros do CERN, entre os quais Portugal.

Trata-se de uma oportunidade única para integrar, durante 8 a 13 semanas do Verão, a equipa multicultural do maior laboratório de física de partículas do mundo, participar em palestras, discussões e workshops e conhecer a instituição, que se localiza em Meyrin, na região de Genebra, na Suíça.

Criado em 1953, o CERN, do acrónimo em francês, Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire, promove a colaboração entre países europeus na área da investigação fundamental no domínio da Física da Altas Energias, com o objetivo de permitir à Europa a liderança nesse domínio.

A adesão de Portugal ao CERN foi assinada no ano de 1985. Como estado-membro, o país contribui anualmente para os custos anuais de operação da infraestrutura, o equivalente a cerca de 1% do orçamento global da organização.

 

Recomendadas

PremiumEducação é o parente pobre de um orçamento expansionista

Os ministérios ligados diretamente à economia são aqueles que apresentam dotações para 2019 com maior crescimento. Todos os gabinetes contam com mais dinheiro, mas a Educação não consegue sequer absorver a inflação.

PremiumPropinas baixam 212 euros. Medida custa ao país 50 milhões

Manuel Heitor deixa a sua impressão digital no Orçamento de Estado para 2019 ao avançar a medida que baixa as propinas cobradas no ensino superior, que se encontravam congeladas desde 2016. O tecto máximo das propinas, atualmente, nos 1.068 euros cai para 856 euros, no ano letivo 2019/2020, o que representa uma redução exata de 212 euros por ano.

Efacec apoia doutoramentos na Faculdade de Engenharia do Porto

A empresa de tecnologia e inovação integra o programa FEUP Prime como parceiro estratégico e reforça a sua ligação ao mundo académico.
Comentários