[weglot_switcher]

Certeca e Rega Energy assinam acordo para fornecimento de biometano

A Certeca utilizará na sua unidade de Anadia o biometano produzido em Portugal, pela Rega Energy, com recurso a resíduos orgânicos, maioritariamente de origem agropecuária.
17 Setembro 2025, 15h55

A empresa portuguesa do setor cerâmico Certeca – Indústrias Cerâmicas (Grupo Ceragni) e a Rega Energy assinaram um acordo de fornecimento de biometano por um período de 10 anos.

“Este acordo de longo prazo irá permitir à empresa, especializada em produção de pavimentos e revestimentos cerâmicos, vir a substituir cerca de 20% do consumo de gás natural por este gás renovável”, refere a Certeca.

A Certeca utilizará na sua unidade de Anadia o biometano produzido em Portugal, pela Rega Energy, com recurso a resíduos orgânicos, maioritariamente de origem agropecuária.

As duas empresas portuguesas assumem assim um compromisso com a sustentabilidade.

“O biometano desempenha um importante papel na descarbonização das indústrias hard to abate (setores industriais de difícil redução de emissões), pois é um gás renovável que substitui diretamente o gás natural fóssil sem necessidade de adaptação dos processos industriais”, revela a empresa.

O Presidente do Conselho de Administração da Certeca, Raúl Magalhães, destaca que “acreditamos num futuro com uma indústria mais modernizada e sustentável” e refere que este acordo “constitui um importante avanço nas metas de descarbonização estabelecidas não só pela União Europeia, mas também pelas Nações Unidas”.

Já João Rosa Santos, Head of Commercial da Rega Energy diz que “esta é mais uma das parcerias que temos vindo a desenvolver para fornecimento de longo prazo de biometano”. O gestor acrescenta que “está no nosso ADN impulsionar o fabrico de produtos portugueses mais sustentáveis e competitivos, tornando-os Made in Portugal, Made Sustainable”.

O biometano é produzido a partir de resíduos orgânicos, sendo uma solução eficiente, rápida e que reduz as emissões de CO2, especialmente em indústrias que na produção exigem altas temperaturas e são grandes consumidoras de gás natural.

A Certeca, sedeada em Anadia, tem vindo a apostar no recurso a energias renováveis no seu processo fabril, tornando os seus produtos mais sustentáveis. Em março de 2024, concluiu a instalação de um parque solar fotovoltaico nas suas instalações, evitando a emissão anual de 514 toneladas de emissões de CO2, o que corresponde à plantação de cerca de 13.191 árvores.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.