[weglot_switcher]

Certificado digital é necessário para entrar em hotéis e restaurantes nos concelhos de maior risco (com áudio)

Na ausência do documento terá de apresentar um teste negativo à Covid-19. No caso dos alojamentos turísticos a medida aplica-se a todo o território continental, enquanto no sector da restauração é apenas para os dias de maior afluência: jantares de sexta-feira e refeições ao fim de semana.
  • TIAGO PETINGA/LUSA
8 Julho 2021, 17h32

O Governo anunciou esta quinta-feira que a posse do certificado digital ou de um teste negativo ao SARS-CoV-2 serão requisitos necessários para entrar em hotéis ou outros alojamentos turísticos em todo o país (menos ilhas) e também nos restaurantes nos concelhos de maior risco de transmissão do vírus.

“Hoje, com certificado digital, com uma disponibilização muito mais frequente de testes – PCR, antigénio ou testes rápidos – temos outras condições para garantir que em algumas atividades económicas temos mais condições de segurança sem as mesmas restrições”, referiu a ministra d e Estado e da Presidência no briefing da reunião do Conselho de Ministros.

Nos concelhos de maior alerta (neste momento existem 33 municípios com risco muito elevado e 27 com risco elevado), o passaporte Covid-19 ou o teste negativo serão necessários para entrar em restaurantes, nos quais o serviço de refeições no interior tem horário de funcionamento até às 22h30. O controlo é obrigatório às sextas-feiras a partir das 19h00 e durante todo o dia aos sábados, domingos e feriados.

“Temos as refeições durante o fim de semana, a partir do fim de semana, a exigir teste à entrada ou certificado de vacinação ou de recuperação. Significa um ambiente mais seguro e mais condições de combate à pandemia sem significar um aumento de restrições”, reforçou a governante.

O Executivo justifica esta alteração nas normas com a variante Delta, associada à Índia e a mais contagiosa. “Está espalhada por todo o país”, alertou Mariana Vieira da Silva.

O ministro da Economia detalhou que esta exigências não se aplicam a crianças com menos de 12 anos e aos trabalhadores dos próprios estabelecimentos. Logo, no caso da hotelaria, estas regras são aplicáveis aos turistas. Pedro Siza Vieira referiu que os testes podem ser feitos com os funcionários da receção, no momento do check-in.

“O certificado digital é uma ferramenta que estamos neste momento a alargar a outro tipo de atividades. Não é apenas que o certificado digital ou teste negativo passa a ser exigido ao jantar nos restaurantes que se situam em municípios de risco muito elevado, mas também nos de risco elevado. E nos jantares de sexta-feira e almoços e jantares de sábado e domingo”, declarou.

Notícia atualizada às 18h02

https://jornaleconomico.pt/noticias/ja-foram-emitidos-15-milhoes-de-certificados-digitais-em-portugal-758852

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.