[weglot_switcher]

CGD avalia ações contra gestores que aprovaram crédito a Vale do Lobo

Advogados da CGD estão a avaliar ações cíveis contra gestores da administração de Santos Ferreira que deram ‘luz verde’ a operação Vale do Lobo. Parecer é entregue após o verão para decisão final.
19 Julho 2019, 08h36

A Caixa Geral Depósitos (CGD) está a avaliar ações judiciais contra antigos administradoress do banco que participaram na decisão do financiamento de 194 milhões de euros Vale do Lobo e posterior entrada do banco na sociedade gestora do empreendimento de luxo.

Na mira dos advogados contratados estão todos os ex-gestores da administração da Caixa liderada por Santos Ferreira, mesmo não sendo responsáveis pelos pelouros diretamente associados à concessão daquele crédito, avança o Jornal Económico esta sexta-feira (acesso pago). Mas que acabaram por aprovar a proposta de crédito sem evidência de debate ou confronto de posições, revelou ao Jornal Económico fonte próxima ao processo.

Em causa estão perdas de 228 milhões de euros de euros no financiamento ao empreendimento turístico, onde a Caixa acabou também por deter uma participação de 25% na sociedade Wolfpart.

Estas decisões de crédito levaram a CPI à Caixa a concluir que configuraram ”uma partilha extremamente desequilibrada do risco” (ver texto ao lado), num documento que concluiu que a maioria das perdas teve origem nos anos do mandato da administração liderada por Santos Ferreira (2005-2008).

Confrontada com a avaliação de ações judiciais a ex-gestores, fonte oficial afirma que a CGD “não quer fazer mais comentários”, depois de o presidente do banco ter já confirmado que mandatou várias sociedades de advogados para analisar responsabilidades civis relativas aos créditos ruinosos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.