[weglot_switcher]

CGD disponibilizou às empresas 782 milhões de crédito com garantia mútua até 6 de julho

A Caixa tem aprovado pelas Sociedade de Garantia Mútua, até 6 de julho, 929 milhões de euros do crédito que submeteu, e disponibilizou às empresas 782 milhões ao abrigo das várias linhas de apoio à pandemia Covid-19 com garantia das SGM (Sociedade de Garantia Mútua). Isto é, disponibilizou 84% do valor que já tem aprovado.
  • Cristina Bernardo
8 Julho 2020, 12h43

A Caixa já disponibilizou aos clientes 84% do valor aprovado pela Sociedade de Garantia Mútua, anunciou o banco liderado por Paulo Macedo.

A Caixa tem aprovado pelas SGM, até 6 de julho, 929 milhões de euros do crédito que submeteu, e disponibilizou às empresas 782 milhões ao abrigo das várias linhas de apoio à pandemia Covid-19 com garantia das SGM (Sociedade de Garantia Mútua). Isto é, disponibilizou 84% do valor que já tem aprovado e não 41%, como está referido no Inquérito ao Contexto Empresarial de junho da AIP, esclarece o banco do Estado.

“Desde maio que a Caixa disponibiliza os fundos às empresas assim que tem o contrato assinado pelo cliente e a documentação completa exigida, sem aguardar pela assinatura final das SGM. O valor referido no documento da AIP tem por base informação para uma amostra de empresas, que não reflete a situação atualizada”, reage o banco.

A instituição diz mesmo que é dos bancos “com maior percentagem de candidaturas a “aguardar decisão” das SGM”.

A Caixa submeteu propostas de 6.500 empresas. De acordo com informação disponível no sistema, a Caixa estava, no final de junho, com uma quota superior a 14%, que o banco estima que continue a crescer à medida que o plafond seja libertado pelas SGM, depois de eliminadas as operações repetidas pelo mesmo banco ou por falta de interesse dos clientes. “Isto permitirá à Caixa enquadrar as operações que tem a aguardar aprovação”, remata o banco.

Estas candidaturas “aguardar decisão” da Garantia Mútua, foram previamente concertadas com os clientes a Caixa, e vão sendo servidas à medida que o plafond da linha de 6,2 mil milhões vai ficando liberto, dado haver empresas que não pretendiam recorrer a crédito ou decidem não contratar no prazo de 30 dias úteis após a aprovação pelas SGM e as candidaturas caducam.

Adicionalmente, a Caixa financiou em linhas específicas FEI Covid cerca de 279 milhões, até à data, para 3.700 empresas, maioritariamente micro e pequenas empresas, assegurando desta forma, a satisfação das necessidades da generalidade dos seus clientes.

“Os montantes, anteriormente referidos, são uma parte dos 3,5 mil milhões de euros que a Caixa disponibilizou às empresas desde o início do ano. A este valor acresce um montante de 4,8 mil milhões de euros em linhas contratadas e não utilizadas, e outro montante de 3,3 mil milhões de euros em linhas aprovadas e não contratadas. No total são 11,6 mil milhões de euros disponibilizados ao tecido empresarial português em 2020”, explica a CGD.

Pedro Siza Vieira anunciou esta terça-feira na Assembleia da República uma nova linha de crédito dirigida às micro e pequenas empresas no valor de mil milhões de euros. Esta linha é dirigida a todos os setores de atividade mas o ministro da Economia garantiu que vai dar uma atenção especial ao setor do Turismo e à região do Algarve.

A linha será lançada a partir de 20 de julho. A nova linha de crédito dirigida às micro e pequenas empresas reforça, assim, o pacote inicial de apoio no valor de 6,2 mil milhões – recorde-se que a Comissão Europeia autorizou o Governo a dar apoios de até 13 mil milhões de euros às empresas afetadas pela pandemia.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.