[weglot_switcher]

Chega vota contra o Orçamento na sexta-feira

André Ventura já tinha sinalizado que o voto a favor ou a abstenção estava dependente de várias condições a que o Governo deveria responder, entre as quais reforço para as forças de segurança.
8 Janeiro 2020, 16h19

O líder do Chega, André Ventura, anunciou esta quarta-feira que o partido irá votar contra na generalidade o Orçamento do Estado para 2020 (OE2020).

O partido liderado por André Ventura é o quarto a anunciar o sentido de voto na generalidade, que terá lugar esta sexta-feira. A votação no Parlamento será antecedida por um debate na quinta-feira, que será aberto pelo primeiro-ministro António Costa.

Esta quarta-feira, também o líder da bancada parlamentar do PCP, João Oliveira, revelou que o partido vai abster-se pela primeira vez na votação na generalidade do Orçamento do Estado para 2020 (OE2020), explicando que o sentido de voto na globalidade irá depender da especialidade, assim como o PAN. A decisão dos dois partidos coloca o Governo mais perto de ver viabilizada a proposta do Orçamento, já que se o PEV também se abstiver, o número de deputados é suficiente para fazer passar o OE2020.

Em dezembro, o Chega afirmou que as propostas que apresentou para o OE 2020 são “perfeitamente enquadráveis” nas previsões do Governo para o próximo ano. O deputado único do Chega, André Ventura, propôs ao Governo que ‘trave’ o englobamento fiscal e avance com o subsídio de risco para as forças de segurança e o subsídio de alojamento para os professores. Explicou ainda, na altura, que não tem ainda definido um sentido de voto face ao OE 2020 e que “sempre disse que a aprovação ou não aprovação de documentos fundamentais do Estado, como é o caso do Orçamento do Estado tem apenas a ver com isto: se melhora ou não a vida dos portugueses”.

[Atualizado às 16h27]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.