Chegaram menos 540 mil vacinas da Janssen em julho face ao que estava calendarizado (com áudio)

Depois da AstraZeneca ter falhado a entrega das doses de vacina contra a Covid-19, Henrique Gouveia e Melo anuncia que a Janssen não tem cumprido com as doses acordadas. Em julho, Portugal recebeu 260 mil vacinas.

Getty Images

Depois de ter anunciado a “má notícia” de que em agosto Portugal irá receber menos 400 mil doses da vacina de toma única da Janssen, o coordenador d task force do plano de vacinação contra a Covid-19 adiantou que esta não é a primeira vez que a farmacêutica norte-americana não cumpre com as suas obrigações.

Durante a sua interveção na audição na Comissão Eventual para o acompanhamento da aplicação das medidas de resposta à pandemia da doença Covid-19 e do processo de recuperação económica e social, no Parlamento, esta sexta-feira, Henrique Gouveia e Melo revelou que Portugal tem um excedente de vacinas da Astrazeneca e que aquelas que têm utilidade não estão a chegar como previsto.

“Estamos a ter mais vacinas do que estava previsto da Astrazeneca porque a Astrazeneca está a compensar o que não nos deu. Só que neste momento, elas não têm utilidade porque a faixa dos 60 anos está  praticamente  vacinada”, explicou, adiantando ainda que nesta faixa etária estão a ser administradas as últimas segundas doses.

“Não temos em excesso as vacinas que fazem parte do plano ainda com utilidade, uma delas é a Janssen”, disse. “Em julho, a Janssen “tinha prometido entregar 800 mil vacinas e entregou 260 mil vacinas” e “ontem tivemos a notícia de que ia entregar 220 mil vacinas. Tudo isto prejudica as nossas expetativas”, admite.

Apesar desta quebra, graças ao cumprimento da entrega de doses por parte da Pfizer/BioNTech e da Moderna, Portugal tem conseguido manter e até acelerar o ritmo de vacinação.

Neste momento, Portugal tem a capacidade de fazer 95 mil inoculações por dia, sendo que nas últimas duas semanas, foram administradas mais de 1,7 milhões de pessoas.

Recomendadas

Endividamento das empresas privadas em máximos de 2014 (com áudio)

Desde março de 2014 que o endividamento das empresas privadas não atingia um valor tão elevado. No final de julho, as empresas do comércio e das indústrias eram as que mais contribuíam para este endividamento.

Novos limites da pesca da sardinha variam entre 1.575 e 4.725 quilogramas

Para as embarcações com comprimento superior a nove metros e inferior ou igual 16 metros o limite é 3.150 quilos (150 cabazes, quando aplicável).

OCDE admite que aumento da inflação pode persistir durante “algum tempo”

OCDE estima que os preços globais das ‘commodities’ em julho e agosto deste ano foram cerca de 55% mais altos do que no ano anterior. Organização admite que os aumentos dos preços das matérias-primas irá “demorar a desaparecer”.
Comentários