[weglot_switcher]

Chegaram menos 540 mil vacinas da Janssen em julho face ao que estava calendarizado (com áudio)

Depois da AstraZeneca ter falhado a entrega das doses de vacina contra a Covid-19, Henrique Gouveia e Melo anuncia que a Janssen não tem cumprido com as doses acordadas. Em julho, Portugal recebeu 260 mil vacinas.
  • Getty Images
23 Julho 2021, 11h08

Depois de ter anunciado a “má notícia” de que em agosto Portugal irá receber menos 400 mil doses da vacina de toma única da Janssen, o coordenador d task force do plano de vacinação contra a Covid-19 adiantou que esta não é a primeira vez que a farmacêutica norte-americana não cumpre com as suas obrigações.

Durante a sua interveção na audição na Comissão Eventual para o acompanhamento da aplicação das medidas de resposta à pandemia da doença Covid-19 e do processo de recuperação económica e social, no Parlamento, esta sexta-feira, Henrique Gouveia e Melo revelou que Portugal tem um excedente de vacinas da Astrazeneca e que aquelas que têm utilidade não estão a chegar como previsto.

“Estamos a ter mais vacinas do que estava previsto da Astrazeneca porque a Astrazeneca está a compensar o que não nos deu. Só que neste momento, elas não têm utilidade porque a faixa dos 60 anos está  praticamente  vacinada”, explicou, adiantando ainda que nesta faixa etária estão a ser administradas as últimas segundas doses.

“Não temos em excesso as vacinas que fazem parte do plano ainda com utilidade, uma delas é a Janssen”, disse. “Em julho, a Janssen “tinha prometido entregar 800 mil vacinas e entregou 260 mil vacinas” e “ontem tivemos a notícia de que ia entregar 220 mil vacinas. Tudo isto prejudica as nossas expetativas”, admite.

Apesar desta quebra, graças ao cumprimento da entrega de doses por parte da Pfizer/BioNTech e da Moderna, Portugal tem conseguido manter e até acelerar o ritmo de vacinação.

Neste momento, Portugal tem a capacidade de fazer 95 mil inoculações por dia, sendo que nas últimas duas semanas, foram administradas mais de 1,7 milhões de pessoas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.