[weglot_switcher]

“Chicão” e Mayan reafirmam apoio a Rui Moreira

Líder do CDS-PP e candidato presidencial apoiado pela Iniciativa Liberal mantêm confiança no presidente da Câmara do Porto, a quem a juíza de instrução criminal aponta como “solidamente previsível” a aplicação de sanção penal no “caso Selminho”.
  • Rui Moreira
18 Maio 2021, 20h07

O presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, e o candidato presidencial e fundador da Iniciativa Liberal Tiago Mayan Gonçalves reafirmaram o seu apoio a Rui Moreira em reações na rede social Twitter à confirmação do julgamento do atual presidente da Câmara do Porto por prevaricação, em concurso aparente com um crime de abuso de poder.

O “caso Selminho” envolve o alegado favorecimento da imobiliária da família do autarca portuense, em detrimento do município, no licenciamento de um terreno nas escarpas da Arrábida, tendo prevalecido junto da juíza Maria António Ribeiro, do Tribunal de Instrução Criminal do Porto, os argumentos apresentados pelo Ministério Público. Em caso de condenação estará em causa também a perda de mandato de Rui Moreira.

Na decisão instrutório revelada nesta terça-feira, a juíza aponta como “solidamente previsível que, se submetido a julgamento, venha a ser aplicada ao arguido, em função da prova recolhida nos autos, uma sanção penal”, na medida em que Rui Moreira, “enquanto autarca e no exercício dos seus poderes, atuou em clara violação da lei”.

Reagindo a este desenvolvimento, o líder centrista, conhecido pela alcunha “Chicão”, defendeu que o autarca eleito pelos portuenses em 2013 e 2017, sempre com apoio do CDS-PP ao seu movimento independente, “é exemplar no cumprimento dos valores éticos na política e na intransigente defesa do interesse público”. E, realçando que “a sua liderança engrandeceu o Porto”, garantiu que o seu partido manterá o apoio a Rui Moreira nas próximas autárquicas, que serão disputadas entre setembro e outubro.

Por seu lado, Tiago Mayan Gonçalves, eleito para a assembleia da União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde pelas listas do movimento de Rui Moreira, escreveu na mesma rede social que se mantém “convicto de que nenhum comportamento do autarca “merece sanção criminal ou sequer moral neste caso”.

Ressalvando pronunciar-se em nome individual, o candidato presidencial descreveu o presidente da Câmara do Porto como “um homem de profundo sentido ético, de probidade a toda a prova e com dedicação à causa pública”.

Nas últimas semanas tem vindo a ser admitido o apoio da Iniciativa Liberal à reeleição de Rui Moreira nas próximas eleições autárquicas, nos mesmos moldes do CDS-PP, mas as negociações têm estado suspensas quando falta pouco mais de quatro meses para a ida às urnas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.