[weglot_switcher]

China fecha 2019 com o crescimento mais fraco em 29 anos

A guerra comercial com os Estados Unidos pesou no desempenho da economia chinesa. Apesar do abrandamento, o PIB chinês cresceu 6,1% no ano passado.
17 Janeiro 2020, 10h18

A China encerrou o ano de 2019 com o menor crescimento no espaço de 29 anos, um ano que ficou marcado pela guerra comercial nos Estados Unidos.

O PIB chinês avançou 6,1% em 2019, um recuo a partir dos 6,6% registados em 2018, avança a Reuters. Apesar deste abrandamento, o número continua a estar acima dos valores registados em outras grandes economias globais como a Alemanha (0,6%).

Para a década de 2020, o Partido Comunista Chinês pretende dobrar o PIB chinês e os rendimentos dos chineses, com o objetivo de tornar a China numa nação “moderamente próspera”.

Para os analistas, para atingir este objetivo é preciso que o crescimento se mantenha nos 6% este ano. Oficialmente, as autoridades chinesas esperam que a economia chinesa continue sob pressão em 2020.

O Governo de Xi Jinping pretende reduzir a sua meta de crescimento para 6% este ano, segundo fontes citadas pela Reuters, com as metas oficiais a serem anunciadas em março. Pequim pretende investir em força nas infraestruturas.

“Esperamos que a taxa de crescimento da China desça abaixo de 6%. A economia chinesa não deverá cair abruptamente devido às políticas governamentais, mas ao mesmo tempo a tendência de descida da economia vai permanecer”, disse à Reuters, Masaaki Kanno, analista da Sony Financial Holdings em Tóquio.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.