[weglot_switcher]

Dona da TikTok espera que acordo com a Oracle avalie ‘app’ em mais de 50 mil milhões de euros

O presidente norte-americano aceitou o acordo de princípio entre a aplicação de vídeos, a tecnológica e a retalhista Walmart adiando a proibição que estava prevista entrar em vigor este domingo nos Estados Unidos. A proposta estabelece a criação de uma “Tik Tok Global”.
20 Setembro 2020, 12h10

A startup chinesa ByteDance, dona da Tik Tok, espera que o acordo de princípio assinado com a Oracle e a Walmart nos Estados Unidos avalie a empresa em 60 mil milhões de dólares (aproximadamente 51 mil milhões de euros), avança a “Bloomberg” este domingo, citando fonte próxima ao negócio.

Segundo a agência financeira, a avaliação final da empresa não ficou definida, tendo em conta que os intervenientes ainda estão a elaborar a estrutura de participações e as medidas de segurança dos dados pessoais, mas a app poderá valer mais do que a Snapchat. Ademais, Pequim ainda não aprovou o acordo, apesar de os reguladores locais parecerem favoráveis ​​aos termos em que a transação se deverá processar.

Apesar de Donald Trump ter dado ‘luz verde’ ao acordo de princípio sobre a Tik Tok, o presidente dos Estados Unidos disse aos jornalistas que se as empresas “conseguirem [concluir o negócio], isso é ótimo, se não, tudo bem também”.

A proposta, como está estipulada, estabelece que a Oracle e a Walmart têm o direito de comprar uma posição de 12,5% e 7,5%, respetivamente, de uma recém-criada Tik Tok Global. Já a ByteDance pode acabar como proprietária de até 80% dessa Tik Tok Global, o que incluiria as operações da empresa nos Estados Unidos e no resto do mundo (exceto China).

Caso a operação termine com sucesso, irá permitir a criação de uma empresa, provavelmente com sede no Texas, que contratará, pelo menos, 25 mil pessoas e contribuirá com cerca de 5 mil milhões de dólares (cerca de 4,2 mil milhões de euros) para um fundo dedicado à educação dos norte-americanos, de acordo com a Casa Branca. “Isso é a contribuição deles que tenho solicitado”, disse o presidente norte-americano.

Só no mercado norte-americano o serviço prestado pela Tik Tok, de vídeos curtos, estima-se que valha entre 20 mil milhões de dólares e 50 mil milhões de dólares (entre 17 mil milhões de euros e 42 mil milhões de euros), revelou também a “Bloomberg”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.