[weglot_switcher]

Christine Lagarde admite estratégia de “maquilhagem” com um horizonte de política monetária mais curto no BCE

A presidente do Banco Central Europeu admite mudar a estratégia do organismo para alinhá-la com a da Reserva Federal dos Estados Unidos, incluindo um compromisso de deixar a inflação subir depois de ter estado baixa por muito tempo.
30 Setembro 2020, 11h29

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, admitiu promover abrir portas a uma estratégia de “maquilhagem”, tendo em conta a primeira revisão da economista francesa, ainda em curso, à estratégia do organismo. De acordo com a Reuters, o BCE poderá decidir que os períodos em que a inflação está muito baixa precisam de ser compensados ​​por períodos de crescimento mais rápido dos preços, e vice-versa – tal como acontece com na Reserva Federal (Fed) dos Estados Unidos.

“Se for credível, tal estratégia pode fortalecer a capacidade da política monetária para estabilizar a economia quando confrontada com o limite inferior”, disse Lagarde esta quarta-feira, citada pela agência de notícias anglo-saxónica.

“Embora as estratégias de maquilhagem possam ter menos sucesso quando as pessoas não são perfeitamente racionais nas suas decisões – o que provavelmente é uma boa aproximação da realidade que enfrentamos – a utilidade de tal abordagem poderia ser estudada”, acrescentou.

A hipótese de o BCE adotar uma estratégia de “maquilhagem” é defendida por Lagarde, tendo em conta – segundo a líder do BCE – que um fracasso “persistente” em cumprir a meta de inflação pode alimentar as expetativas de inflação e isso exigiria um horizonte de política mais curto.

Ou seja, naquela que é a primeira atualização de Lagarde ao plano do BCE, foi aberta a porta a uma política monetária com um horizonte temporal mais pequeno.

No fundo, a presidente do BCE admite mudar a estratégia do organismo para alinhá-la com a da Fed, incluindo um compromisso de deixar a inflação subir depois de ter estado baixa por muito tempo.

A inflação na zona do euro não atingiu a meta do BCE, atualmente definida “abaixo, mas perto de 2%” durante anos, apesar do estímulo do banco central, que empurrou sua principal taxa de juros abaixo de zero e comprou mais de 3 trilhões de euros (US $ 3,51 trilhões) de ativos.

Segundo a Reuters, espera-se que o BCE siga os passos da Fed. Mas, ao contrário da Fed, que tem um papel duplo de alcançar o máximo de emprego e preços estáveis, o único objetivo do BCE é a estabilidade de preços num “médio prazo” não especificado.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.