[weglot_switcher]

Cidades costeiras em alerta: aumento do nível do mar está a acelerar

Pesquisas com base em medições efetuadas por satélite permitem concluir que o crescimento do nível dos oceanos está a aumentar. Até 2100, os cientistas preveem um crescimento de 60 centímetros.
14 Fevereiro 2018, 18h00

O aumento do nível do mar está a acelerar de ano para ano, segundo revela um estudo da Academia Nacional de Ciências, da responsabilidade da Universidade de Colorado-Boulder, dirigido pelo professor de engenharia aeroespacial Steve Nerem, dado a conhecer pela cadeia de TV norte-americana CNN.

O uso de dados de satélites em vez da medição normal do nível do mar permite estimativas mais precisas do nível global das águas, tendo a equipa de investigação observado um aumento total no oceano de 7 centímetros em 25 anos de dados, que está em linha com a taxa atual geralmente aceite de aumento do nível do mar de cerca de 3 milímetros por ano.

“Esta aceleração, impulsionada principalmente pelo derretimento acelerado na Gronelândia e no Antártico, tem o potencial de duplicar o aumento total do nível do mar em 2100, em comparação com as projeções que assumem uma taxa constante, para mais de 60 centímetros em vez de cerca de 30 centímetros”, disse Nerem, citado pela CNN.

Esta projeção encaixa nos modelos climáticos utilizados no último relatório do Painel Internacional sobre Mudanças Climáticas, que mostra que o aumento do nível do mar será entre 52 e 98 centímetros até 2100 para um cenário em que as emissões de gases de efeito estufa continuam sem redução.

O aumento do nível do mar em 65 centímetros causaria problemas significativos para as cidades costeiras em todo o mundo. Níveis extremos de água, como altas marés e surtos de fortes tempestades, seriam exponencialmente piores que o que naturalmente sucede até agora.

Nerem e a sua equipa levaram em conta as mudanças naturais no nível do mar graças a manifestações como El Niño/La Niña e até eventos como a erupção de 1991 do Monte Pinatubo, que alterou os níveis do mar em todo o mundo durante vários anos. O resultado é uma aceleração “impulsionada pelo clima”: o nível do mar está a aumentar devido ao aquecimento global provocado pelo homem.

Os cientistas usaram dados de outras missões científicas, como a GRACE, Gravity Recovery e Climate Experiment, para determinar o que está a causar a aceleração do crescimento do nível das águas. A missão GRACE, da NASA, usou satélites para medir mudanças na massa de gelo.

Atualmente, mais de metade do aumento observado é o resultado da “expansão térmica”: à medida que a água do oceano aquece, expande-se e o nível do mar aumenta. O resto do aumento é o resultado de gelo derretido na Gronelândia e no Antártico e nas galerias das montanhas que fluem para os oceanos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.