[weglot_switcher]

Cientistas identificam possível razão para coágulos provocados pela vacina da Astrazeneca

A empresa destacou ainda que o mecanismo identificado não demonstra ser a causa da trombose rara e a maioria dos indivíduos com anticorpos PF4 não desenvolverá coágulos. 
  • Reuters/DADO RUVIC
2 Dezembro 2021, 11h26

Os cientistas identificaram uma possível razão pela qual a vacina da AstraZeneca contra a Covid-19 pode causar coágulos sanguíneos, segundo informação publicada revista Science Advances citada pela “Bloomberg”.

“A pesquisa preliminar, conduzida com a Astrazeneca, descobriu que a interação entre a vacina e uma proteína conhecida como ‘fator 4’ pode ser a responsável pelos casos de trombose”, refere a empresa.

A vacina da Astrazeneca, desenvolvida com a Universidade de Oxford, foi prejudicada globalmente por uma possível ligação entre a vacina e casos raros de coágulos sanguíneos. A informação levou o Reino Unido a limitar a sua utilização em pessoas com mais de 40 anos e os EUA ainda não autorizaram a vacina. Em Portugal a Astrazeneca esteve suspensa no mês de março.

A formação de coágulos tem sido mais comum após a administração da primeira dose do que a segunda, com 426 casos relatados ao regulador do Reino Unido a 17 de novembro, com mais de 24 milhões de primeiras e segundas vacinas administradas.

A empresa destacou ainda que o mecanismo identificado não demonstra ser a causa da trombose rara e a maioria dos indivíduos com anticorpos PF4 não desenvolverá coágulos.

“Embora os resultados não sejam definitivos conferem perceções interessantes. A AstraZeneca está a explorar maneiras de aproveitar estas descobertas como parte dos nossos esforços para remover o efeito colateral extremamente raro”, garantiu a farmacêutica.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.