[weglot_switcher]

Cimeira da Ação Climática: o que vai ser discutido e quem vai estar presente?

A Cimeira da Juventude vai acontecer simultaneamente em Nova Iorque e vai incluir um fórum com diversas gerações onde os jovens vão falar diretamente com os principais líderes políticos mundiais.
20 Setembro 2019, 17h02

A Cimeira da Ação Climática está marcada para a próxima segunda-feira, 23 de setembro, e vai reunir diversos líderes mundiais em Nova Iorque. O programa vai contar com a presença de diversos oradores e participantes de 193 países-membros da ONU e durante a reunião vão abordar pontos essenciais no combate às alterações climáticas, que têm sido discutidos desde 2015.

Entre os jovens ativistas mais esperados encontram-se nomes como Greta Thunberg, Bruno Rodriguez, Wanjuhi Njoroge e Komal Karishma Kumar. A Cimeira da Juventude vai acontecer simultaneamente em Nova Iorque e vai incluir um fórum com diversas gerações onde os jovens vão falar diretamente com os principais líderes políticos mundiais.

Na Cimeira da Ação Climática vão ser apresentados planos a nível internacional, iniciativas público-privadas, estratégias e projetos que as Nações Unidas pretendem para o futuro. Na reunião mundial vão voltar a ser discutidos temas como Acordo de Paris e Agenda 2030. Na mesma semana desta reunião, vai ser ainda discutida a Conferência das Partes signatárias da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas.

Mas quais são os pontos que serão discutidos em Nova Iorque?

O Acordo de Paris foi assinado em 2015 e a maioria dos países mundiais comprometeram-se a limitar o aumenta da temperatura média global para um máximo de dois graus Celsius. O compromisso dos diversos países prende-se com a redução das emissões, para limitar a temperatura a níveis registados na época pré-industrial.

O Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas (IPCC) também vai ter destaque, uma vez que é formado por cientistas. O ano passado, estes mesmos cientistas divulgaram um relatório em que sustentavam a urgência de impedir o aumento da temperatura, acima de 1,5 graus Celsius. Com a temperatura estabelecida em 1,5º C, caso não se ultrapasse, pode vir a verificar-se uma redução de 45% de emissões de dióxido de carbono até 2030.

O aquecimento global é um dos temas mais discutidos mundial e também vai estar em destaque na conferência mundial. Com o degelo dos calotes polares a serem cada vez mais frequentes, a subida do nível da água do mar, destruição de ecossistemas como Amazónia e os fenómenos meteorológicos extremos como as ondas de calor que se sentiram este verão, vão ser discutidas formas de prevenção para estes fenómenos cada vez mais frequentes e intensos.

Quem vai marcar presença?

Sabe-se que Marcelo Rebelo de Sousa e João Matos Fernandes vão estar presentes na conferência. O ministro do Ambiente e da Transição Energética tem marcado presença em todos os eventos que falem sobre alterações climáticas e sobre políticas de proteção do planeta.

A jovem ativista Greta Thunberg é uma das presenças mais aguardadas pelo mundo, sendo que viajou com antecedência do Reino Unido para Nova Iorque a bordo de um barco para evitar as emissões poluentes.

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, vai estar presente e liderar as discussões nesta cimeira.

Sabe-se que Guterres excluiu as principais economias de falar na cimeira por estas não terem apresentado planos climáticos ambiciosos e pelo uso contínuo do carvão. Estados Unidos, Austrália, Japão, Coreia do Sul e África do Sul fazem parte dos países proibidos de falar devido ao seu apoio à utilização do carvão.

Brasil e Arábia Saudita criticaram o Acordo de Paris à data da sua criação e também serão bloqueados na conversa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.