[weglot_switcher]

Cimeira da NATO arranca com acusações de Trump sobre incumprimento dos parceiros

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, já aterrou na capital belga para marcar presença na cimeira da NATO e, ainda a bordo do avião, acusou os parceiros da aliança militar de incumprimento nas despesas.
11 Julho 2018, 13h09

Os chefes de Estado dos diferentes Estados-membros da NATO vão marcar presença esta quarta-feira naquela que será uma das cimeiras mais importantes dos últimos anos. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, já aterrou na capital belga e, ainda a bordo do avião, acusou os parceiros da aliança militar de incumprimento nas despesas.

Donald Trump chegou a bordo do avião presidencial Air Force One esta manhã. Durante a viagem, o republicano aproveitou para fazer várias acusações contra os seus parceiros da NATO, à semelhança do que aconteceu com os parceiros europeus na cimeira do G7. Na sua conta oficial do Twitter, Donald Trump escreveu que “os países da NATO têm de pagar MAIS e os Estados Unidos pagar MENOS”.

“Muitos países da NATO, que é suposto nós defendermos, não só não cumprem o seu compromisso de 2% (que é baixo), como se mantêm há muitos anos delinquentes dos pagamentos que nunca fizeram. Vão reembolsar os Estados Unidos?”, questionou o presidente norte-americano.

As declarações do presidente surgem numa altura particularmente tensa no que toca às relações comerciais entre os Estados Unidos e a União Europeia (UE).

A imprevisibilidade do presidente norte-americano faz temer um novo confronto com os restantes Estados-membros, sobre a questão das verbas da defesa. Os Estados-Unidos, Reino Unido, Grécia e Estónia são os únicos países que atingem os 2% de despesa militar acordados. A Lituânia, Letónia, a Polónia e a Roménia devem juntar-se ao grupo.

Portugal está incluído na lista de países que não cumpre as metas de despesa estabelecidas. No ano passado, essa despesa foi de 1,24% do Produto Interno Bruto (PIB). Para este ano, é esperado que a despesa militar atinja 1,36%.

A marcar presença nesta cimeira vai estar também o primeiro-ministro português, António Costa, que estará acompanhado dos ministros dos Negócios Estrangeiros e da Defesa. Além da questão da partilha de custos, estão ainda em discussão temas como a adaptação da estrutura de comandos da NATO, a luta contra o terrorismo, a defesa cibernética, a iniciativa da prontidão, ou a adesão à Aliança da República da Macedónia do Norte à NATO.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.