[weglot_switcher]

Cinco mil novos funcionários públicos contratados no primeiro trimestre

O número de postos de trabalho nas Administrações Públicas subiu 0,8% tanto face ao último trimestre tanto face ao homólogo, segundo dados publicados esta quarta-feira na Síntese Estatística do Emprego Público.
  • Reuters
16 Maio 2018, 12h37

O emprego nas administrações públicas aumentou em 5.048 postos de trabalho no primeiro trimestre do ano, face ao último de 2017. A subida foi de 0,8% na comparação em cadeia, mas também em termos homólogos, segundo dados publicados esta quarta-feira na Síntese Estatística do Emprego Público.

Segundo os dados oficiais, o aumento foi influenciado pelo crescimento do emprego na administração central, onde entraram mais 4.069 funcionários em relação aos postos de trabalho no final de 2017. “Os ministérios da Educação, da Saúde e da Administração Interna e o Setor Empresarial do Estado apresentam o maior contributo para este aumento de emprego (mais 4.120 postos de trabalho)”, refere o documento.

“Esta evolução é explicada, em particular pela contratação a termo de médicos que iniciaram o internato em estabelecimentos de prestação de cuidados de saúde (Entidades Públicas Empresariais (E.P.E.) e Agrupamentos de Centros de Saúde); pela contratação a termo de docentes e assistentes operacionais nos estabelecimentos de educação e de ensino básico e secundário; e pelo recrutamento de novos instruendos nas escolas da PSP e GNR”, acrescenta.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.