[weglot_switcher]

Cinco operações stop do fisco em três semanas. Todas no distrito do Porto

O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais garante que não vão ter lugar mais operações deste género. Operação stop fiscal de terça-feira culminou com o arresto de vários automóveis e de um atrelado de cavalos.
  • Cristina Bernardo
29 Maio 2019, 09h03

Desde 7 de maio que tiveram lugar cinco operações stop do fisco, todas realizadas no distrito do Porto. A última teve lugar na terça-feira em Alfena, Valongo, junto da A42, e culminou no arresto de vários automóveis e de um atrelado de cavalos no espaço de cinco horas, devido ao incumprimento fiscal de vários contribuintes.

O balanço destas operações foi feito pelo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais António Mendonça Mendes que após ter cancelado a operação stop do fisco em Valongo.

“Foi dada a ordem a ordem de cancelamento imediato assim que tive conhecimento desta operação, assim como foi dada a operação de cancelamento de qualquer operacao desta natureza para cobrar dívidas”, explicou o governante na terça-feira à noite em entrevista na SIC Notícias, garantindo que foi aberto um inquérito para averiguar esta situação.

Daqui para a frente, só vão ter lugar operações semelhantes com a “finalidade certa, como o controlo das mercadorias. Para cobrar dívidas fiscais não preciso de estar na rua para fazer esta operação”.

O governante garantiu que quer manter a autonomia das direções-regionais da Autoridade Tributária. “Deve continuar essa autonomia regional. Não e pelo fato de haver uma situação que não e correta e que é desproporcional que possamos colocar em causa toda uma organização”

Mendonça Mendes garantiu que o “padrão do contribuinte português é de cumprimento voluntário. Os contribuintes querem cumprir. Só em última linha é que estão previstas ações mais musculadas” para quem não cumpre.

“Esta situação não pode ser repetida. Esta ação não contribui para um clima de confiança” dos portugueses em relação à máquina fiscal portuguesa, garantiu

“Não tenho duvidas que o objetivo é benigno. A intenção é boa”, afirmou António Mendonça Mendes sobre a intenção da realização desta operação.

 

Fisco arrestou vários carros e um atrelado de cavalos em operação STOP

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.