[weglot_switcher]

Cinco paraísos europeus onde se vive com 30 mil euros por ano (e um deles é português)

O site International Living elenca os cinco lugares no planeta onde os reformados com não mais de 30 mil euros anuais de proventos podem passar os seus dias em ambiente paradisíaco, ou quase, numa envolvente ao mesmo tempo pacífica, ordenada e bela. A cidade do Porto faz parte da lista.
  • Ribeira Do Porto
9 Agosto 2018, 07h00

Porto (Portugal)

Diz o International Living que o Porto “oferece é uma combinação encantadora entre o charme do Velho Mundo e a conveniência do Primeiro Mundo, num pacote extremamente acessível e atraente”. O centro da cidade é o lar de menos de 240 mil pessoas e “tem as sensações e simpatia de uma cidade pequena”. Mas é também, salienta, uma próspera cidade internacional de negócios. É, portanto, “uma jóia escondida, não sobrecarregada pelas multidões de Lisboa e que escapou ao excesso de turistas da costa sul do país, cheia de grandiosidade cénica e cultura vibrante”. Restaurantes e cafés marcam presença indelével, com “a paisagem ribeirinha a proporcionar o cenário perfeito para um passeio à noite. Parques elegantes, com fontes, estátuas e plantas exóticas, avenidas arborizadas e ruas de paralelipípedos repletas de prédios históricos, convidam a uma fácil exploração”. À pergunta ‘quanto custa viver no Porto durante um mês?”, a resposta é: “um café custa pouco mais de um euro, frutas frescas também, e um almoço de três pratos para dois incluindo vinho num restaurante de preço médio custará apenas 17 euros”. É um exagero, há que reconhecer, mas o preço real não anda muito além. ”É surpreendentemente acessível morar aqui – um orçamento mensal de 1.400 euros para um casal” é suficiente. Contando que não tenha de pagar renda!

Aix-en-Provence, França

Provence é uma área abrangente no centro da região dos Alpes-Provença-Côte d’Azur, no sudeste da França, que faz fronteira com a Itália e as águas cintilantes do Mar Mediterrâneo. A segunda maior cidade da França, Marselha, é a capital, “mas os visitantes tendem a aproximar-se de pequenas cidades populares, como Aix-en-Provence, pequena e romântica, de fontes e ruas medievais, que já foi a capital provençal”. Fascinante história e cultura, clima agradável, excelente comida e vinhos, atmosfera descontraída e, claro, as águas cintilantes do mar Mediterrâneo, são as marcas descobertas pela International Living. Com uma população de apenas 140 mil habitantes, Aix-en-Provence “é a essência do estilo francês juntamente com o passado colorido, capturado por artistas como Van Gogh, Matisse e Picasso”. Quanto custa viver em Aix-en-Provence por um mês?” Tudo contabilizado, um casal pode desfrutar de uma grande reforma por 2.300 euros mensais.

Alicante, Espanha

Alicante é uma cidade portuária no sudeste da Costa Blanca. Com 330 mil habitantes, Alicante oferece “uma combinação imbatível de vida confortável e descontraída. Há sempre algo para fazer, numa cidade que tem dois ritmos distintos”: no verão, é iminentemente turística, mas “as coisas diminuem à medida que o tempo fica mais frio e os turistas voltam para casa. No entanto, o inverno é totalmente agradável e na maioria dos dias o céu permanece azul cristalino e as amplas praias tornam-se o sítio ideal para passear. Quanto custa viver em Alicante por um mês? Como grande parte da Espanha, um casal pode viver bem em Alicante com dois mil euros por mês.

Basilicata, Itália

“A Itália é cheia de paisagens clássicas que apelam a todos os sentidos. Viver na Itália pode ser tão caro ou tão barato quanto se quiser, tudo dependendo da localização e do estilo de vida. “Basilicata é uma joia escondida no ‘tornozelo da bota’, salpicada de vales verdejantes, florestas profundas, colinas e picos alpinos. Aninhada nos Apeninos, no sul da Itália, Basilicata é quase totalmente cercada, exceto em dois trechos curtos de litoral. Afagando-se até Puglia, Calábria e Campânia, é a parte mais esparsamente povoada do país”. Basilicata oferece, segundo a International Living, um estilo de vida descontraído e agradável, que pode ser acessível, onde todos são bem recebidos. Quanto custa viver em Basilicata por um mês? Um orçamento mensal para um casal em Basilicata não precisa de ir além dos 1.400 euros.

Valletta, Malta

De quintas rurais a antigas cidades muralhadas e caminhos litorais “de tirar a respiração e a restaurantes peculiares e escondidos, a pequena nação insular de Malta tem um pouco de tudo para todos”. Com apenas 122 quilómetros quadrados (a ilha), Valletta é uma cidade do século XVI, bem preservada, um popular destino turístico e uma movimentada cidade portuária. “No auge do verão, as suas docas abrigam dois navios de cruzeiro por dia. A população de língua inglesa (um legado da colonização britânica) facilita a adaptação dos norte-americanos à vida local”. Valletta também é conhecida por ser a capital mais quente da Europa. Quanto custa viver em Valetta por um mês? Um casal vive confortavelmente com cerca de 2.300 euros.

Os valores referidos são todos, evidentemente, da responsabilidade da International Living – que parece ter sido subitamente acometida de alguma desinflação!

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.