[weglot_switcher]

CIP acusa Governo de “asfixiar” financeiramente e desinvestir no SNS

Entidade considera que é “injustificável” que as contas publicadas relativas aos primeiros cinco meses de 2021 revelem um défice de 377 milhões de euros, muito superior ao previsto e uma “inédita” redução do financiamento em 2,5%.
  • Cristina Bernardo
28 Junho 2021, 15h13

A Confederação Empresarial de Portugal (CIP) através do seu Conselho Estratégico Nacional da Saúde, acusou o Governo de “asfixiar financeiramente e de desinvestir no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

“A execução orçamental do Serviço Nacional de Saúde (SNS) relativa aos primeiros cinco meses de 2021 é especialmente preocupante porque, mesmo num setor tradicionalmente deficitário, é injustificável que as contas publicadas revelem um défice (377 milhões de euros) muito superior ao previsto e uma inédita redução do financiamento (-2,5%)”, indica a entidade no comunicado divulgado esta segunda-feira, 28 de junho.

Considera a CIP que este desinvestimento no Serviço Nacional de Saúde acontece ao “arrepio não só das necessidades”, recordando que a Covid-19 continua a ser um elemento essencial, e é preciso ter em conta a retoma da atividade assistencial, mas também de todas as declarações políticas nacionais, como “o propalado reforço do SNS” e europeias, relembrando a resiliência dos sistemas de saúde como uma prioridade assumida pela Comissão Europeia (CE).

“A redução das transferências para o SNS por parte do Ministério das Finanças só poderia imaginar-se à luz de um desejo de financiamento do SNS por via do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) mas, ainda assim, tal seria incorreto dado que as verbas europeias têm como objetivo a aplicação de reformas e de investimento e não a cobertura de despesas correntes”, refere a entidade.

A CIP revela ainda que os dados da Direção Geral do Orçamento (DGO) comprovam um agravamento da situação financeira do Serviço Nacional Saúde, com um défice de 377 milhões de euros, que piorou 112 milhões de euros só no mês de maio.

Além disso, a despesa corrente do Serviço Nacional de Saúde registou um aumento de 8% em maio face ao período homólogo, bastante impulsionada pelo aumento das despesas com pessoal (+9,8%) relativas a novas contratações e “ao aumento dos encargos com suplementos remuneratórios, em especial com trabalho extraordinário realizado no âmbito do combate à Covid-19”, pode ler-se no documento.

“Um outro aspeto muito preocupante dos dados mais recentes é o da redução do investimento do SNS, que nos primeiros cinco meses de 2021 cai 30% face ao mesmo período de 2020”, salienta a entidade.

No entanto, para a CIP, a maior surpresa nas contas do mês de maio é a “insólita redução de receita, cujo valor acumulados até maio cai 2,5% face ao período homologo o ano anterior”, sendo que a DGO registou que a dispensa de cobrança de taxas moderadoras nos cuidados de saúde primários levou a uma quebra de 19,8 milhões de euros e que as receitas dos jogos sociais também tiveram uma redução, mas não esconde que o principal corte foi mesmo nas transferências recebidas das finanças.

“Com a asfixia financeira que decorre destes números, é sem surpresa que se constata o aumento da dívida vencida do SNS”, indica o comunicado, acrescentando que as dívidas do SNS por pagar há mais de 90 dias aumentaram 91 milhões de euros só em maio, o que representou um agravamento das dívidas em atraso de cerca de três milhões de euros por dia. “Os atrasos nos pagamentos do SNS mais do que triplicaram desde maio de 2020 e mais do que duplicaram desde o início do ano, passa de 211 para 485 milhões de euros”, refere o Conselho Estratégico Nacional da Saúde da CIP.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.