[weglot_switcher]

CIP une-se à Nova SBE para criar observatório de requalificação profissional

“Na sequência do estudo, a CIP decidiu adotar uma política ativa que favoreça a requalificação profissional em Portugal. Essa requalificação é fundamental para que os benefícios da automação possam ser colhidos e os seus custos minimizados”, assume António Saraiva, presidente da CIP.
  • Cristina Bernardo
17 Outubro 2019, 17h15

A CIP – Confederação Empresarial de Portugal uniu-se à Nova Forum Executivos para criar o ReSkill Hub – Observatório de Requalificação Profissional. Este projeto vai ser apresentado na próxima terça-feira, 22 de outubro, no Congresso da CIP.

“A ReSkill Hub é a resposta operacional da CIP aos desafios e oportunidades criadas pelo processo de automação”, sublinha a confederação das empresas. Esta ferramenta visa facilitar e acelerar o encontro da procura e oferta de conhecimento especializado através de uma plataforma de interface entre empresas, trabalhadores e educadores que informa, coordena, facilita e avalia o processo de reskilling dos trabalhadores em Portugal”.

No início, esta plataforma vai importar o mapeamento das necessidades de requalificação em Portugal, sejam elas atuais ou futuras. Esta primeira fase vai ser realizada em “estreita articulação com as empresas”.

Este projeto vem no seguimento do estudo “Automação do Trabalho em Portugal”, elaborado pela CIP em conjunto com a Nova SBE e o McKinsey Global Institute, onde se estima que “a adoção da automação em Portugal leve à perda de 1,1 milhões de empregos até 2030”. Ficando apenas atrás do Japão, Portugal apresenta um dos maiores potenciais para a automação.

“Na sequência do estudo, a CIP decidiu adotar uma política ativa que favoreça a requalificação profissional em Portugal. Essa requalificação é fundamental para que os benefícios da automação possam ser colhidos e os seus custos minimizados”, assume António Saraiva, presidente da CIP. Para isso, é necessária “uma correta articulação entre o poder público e as empresas, as escolas e universidades. É isso que nos propomos fazer”, adianta o responsável da CIP.

O diretor da Nova SBE, Daniel Traça, adianta que “o ReSkill Hub visa dar respostas à forte transformação pela qual a força de trabalho em Portugal irá passar na próxima década”. Esta transformação “é fruto de uma expectativa de investimento crescente em automação”, tendo como objetivo um aceleramento da requalificação profissional.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.