[weglot_switcher]

Civil Engineering Summit. “A formação em engenharia tem de assumir o empreendedorismo”, realça Paulino Neto

A qualificação é o maior desafio que se coloca à engenharia, defendeu o angolano Paulino Neto no primeiro dia da Cimeira de Engenharia Civil. A iniciativa da Ordem dos Engenheiros tem o Jornal Económico como patrocinador oficial.
  • Cristina Bernardo
25 Setembro 2019, 16h00

Qualidade é fundamental no que respeita ao ensino e à formação. Ao usar da palavra na Cimeira de Engenharia Civil, que decorre no LNEC em Lisboa e que conta com o Jornal Económico como media partner e patrocinador oficial, o angolano Paulino Neto destacou isso mesmo: “o novo milénio fez agigantar desafios de qualidade nos avanços da educação e da formação profissional”.

Para vencer esses desafios é necessário que as instituições de ensino superior estejam comprometidas com a qualidade da formação que ministram, pois as que não o fizerem estão condenadas à irrelevância”. O mesmo acontecerá aos países, conforme destacou:

A vantagem competitiva de um país em relação a outro depende da qualidade do conhecimento que os seus concidadãos sejam capazes de introduzir no sistema de produção.

Paulino Neto defendeu que para tornar “mais produtivo, mais conveniente, mais sustentável e mais justo o mundo 4.0,  nada melhor do que assumir o desafio de entregar engenheiros 5.0”. Isso carece de criatividade e empreendedorismo. São essas características, acrescentou, que asseguram a criação de novas ideias, que levam à criação de novos produtos, “A formação de engenheiros tem de assumir o empreendedorismo”, salientou.

O engenheiro angolano defendeu um maior investimento na investigação aplicada, de forma a gerar experiência prática e condições que facilitem o primeiro emprego.

O Lisbon Civil Engineering Summit decorre nas instalações do Laboratório Nacional de Engenharia Civil até sábado, 28 de setembro, com a participação de oradores de 35 países do mundo inteiro. É promovido pela Ordem dos Engenheiros e conta com o Jornal Económico como media partner e patrocinador oficial.

O programa, abrangente, extravasa o âmbito da engenharia civil, abrangendo temáticas como os recursos hídricos, a segurança na construção e as alterações climáticas.

O engenheiro do Zimbabué Martin Manuhhwa defendeu na cimeira que a engenharia é chave para o desenvolvimento de África.

 

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.