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Clicar, ir para a mesa e evitar filas. Há um novo serviço para pedir e pagar no telemóvel as refeições nos centros comerciais

A proprietária dos shoppings Alegro e a Zomato uniram-se para criar um piloto para a restauração em retalho. “Posso estacionar o carro e ter um QR code disponível no parque onde tenho logo acesso aos menus dos lojistas aderentes”, explica ao Jornal Económico a diretora de Marketing da Ceetrus Portugal. A solução inspirou os Emirados Árabes Unidos e a Índia.
12 Novembro 2020, 07h20

Sem contacto com terminais de pagamento ou dinheiro físico, rápido e 100% digital. É assim que o novo serviço “Click & Eat”, desenvolvido pela Ceetrus Portugal e pela Zomato, pretende que os portugueses passem a fazer os seus pedidos de refeições nos centros comerciais e a pagá-los, evitando filas ou eventuais aglomerados em frente ao restaurante.

Os consumidores só precisam do seu smartphone e da app da Zomato, conforme explicaram as empresas por trás deste projeto ao Jornal Económico (JE). Segundo a diretora de Marketing Ceetrus Portugal, o trabalho da empresa inclui tentar perceber como conseguem melhorar a interação do cliente com os centros e analisar como a custumer journey vai evoluindo – e esse foi o ponto de partida.

“Esse serviço digitaliza o processo, desde a escolha de uma refeição ao pagamento. Esta parceria fez-nos sentido especialmente nesta fase porque há uma necessidade maior dos nossos clientes de conseguirmos apresentar soluções que façam com que eles se sintam mais confortáveis nesta fase de contacto com os pontos físicos. Sentimos que há mais algumas questões em ir eventualmente a uma loja”, afirma Filomena Conceição.

O responsável de Marketing e Parcerias da Zomato explica que esta é uma das tecnologias que a empresa tem vindo a desenvolver para tornar a sociedade mais contactless (sem contacto com os terminais, cardápios…) e visa responder às necessidades extraordinárias que a pandemia gerou. No entanto, como a sua app está pensada restaurante a restaurante (individualmente) foram obrigados a repensar o modelo para criar esta solução que reúne vários restaurantes num único sítio.

“Fomos pioneiros em Portugal. Está a ser replicado noutros mercados da Zomato: Emirados Árabes Unidos e Índia”, diz Nuno Fernandes ao JE. “O que fizemos foi agregar várias das soluções contactless que temos e tirar partido do tráfego e credibilidade da plataforma para os utilizadores e restaurantes para criar uma solução para que toda a pessoa que visite um centro comercial Ceetrus possa ter uma experiência o mais digital possível”, sintetiza.

O objetivo da dupla de parceiros é oferecer maior segurança e comodidade aos clientes da área de restauração de um centro comercial, bem como apoiar os lojistas na adaptação às novas tendências de consumo, acelerando a digitalização das suas operações. “Isto acontece quando chego ao centro. Eu posso estacionar o carro e ter um QR code disponível no parque onde tenho logo acesso aos menus dos lojistas aderentes a esta solução”, exemplifica Filomena Conceição.

O grupo que detém os centros comerciais Alegro diz que, por enquanto, o “Click & Eat” é um piloto – pioneiro na área da restauração em retalho – que está disponível no shopping Alegro do Montijo desde meados de outubro. Atualmente, há 15 espaços aderentes no interior deste centro. A ideia é que os restantes centros comerciais geridos pela empresa imobiliária do grupo Auchan passem a ter este serviço e, eventualmente, os de outras marcas que operem em Portugal.

“Muitas vezes são os próprios clientes a chegar aos restaurantes e dizer «eu quero ter a possibilidade de utilizar esta solução no meu telemóvel, porque é o equipamento com o qual me sinto mais confortável e está tudo ao meu controlo»”, conta Nuno Fernandes.

Como funciona o “Click & Eat”?

Precisa que ter instalada a aplicação móvel da Zomato, que agrega numa página única todos os restaurantes aderentes ao serviço e disponibiliza os menus, opção de pedido e pagamento digital. Depois, o cliente faz com que o seu telemóvel leia um código QR afixado nos restaurantes, mesas e em várias zonas do Alegro Montijo para iniciar o seu pedido, de forma digital. É ainda possível escolher onde pretende usufruir da refeição (na praça de restauração – conhecidos no mercado como “food courts” – ou levar para casa), através das opções Zomato Contactless ou Zomato Takeaway, respetivamente.

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