[weglot_switcher]

CM: Vistos para portugueses em Angola podem estar em risco devido à Operação Fizz

Atualmente, existem cerca de 200 mil poortugueses a viver e a trabalhar em Angola.
9 Janeiro 2018, 09h16

Ao que o “Correio da Manhã” apurou, a concessão de vistos para trabalho e/ou residência em Angola e a renovação de autorizações para viver no país, por parte de cidadãos portugueses, pode estar em risco. A atribuição e atualização de vistos a Portugal pode estar em causa se, até ao próximo dia 22 de janeiro (ínicio do julgamento da “Operação Fizz”), não se resolver a questão que envolve Manuel Vicente, segundo o CM.

O presidente da República de Angola considerou ontem uma “ofensa” Portugal não ter transferido o processo de Manuel Vicente para o país, tal como tinha pedido. “Lamentavelmente, [Portugal] não satisfez o pedido”, argumentou João Lourenço, à margem da sua primeira grande conferência de imprensa.

“Nós não estamos a pedir que ele seja absolvido, que o processo seja arquivado, nós não somos juízes, não temos competência para dizer se o engenheiro Manuel Vicente [ex-vice-presidente de Angola] cometeu ou não cometeu o crime de que é acusado”, clarificou.

Em causa está o caso “Operação Fizz”, processo em que o ex-vice-Presidente de Angola e ex-presidente do conselho de administração da Sonangol é suspeito de ter corrompido, em Portugal, Orlando Figueira, quando este era procurador do Departamento Central de Investigação e Ação Penal, do Ministério Público, que investiga a criminalidade mais grave, organizada e sofisticada, designadamente de natureza económica.

Atualmente, existem cerca de 200 mil poortugueses a viver e a trabalhar em Angola.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.