[weglot_switcher]

CMVM aprova prospeto do aumento de capital da Vista Alegre que começa quinta-feira

O preço de aquisição das ações a alienar e a subscrição das novas ações, vai ser fixado pela Vista Alegre (relativamente à oferta de subscrição) e pela Visabeira (relativamente à oferta de venda), entre o mínimo de 1 euro e o máximo de 1,30 euro.
27 Novembro 2018, 22h30

O Conselho de Administração da CMVM aprovou este terça-feira o prospeto relativo à oferta pública da Vista Alegre. A operação dirige se ao público em geral e vai para o mercado já na próxima quinta-feira.

Trata-se de uma oferta pública de venda de 4.572.275 ações já emitidas (OPV) e uma oferta pública de subscrição de 4.572.275 novas ações (OPSA), ambas destinadas ao público em geral. A que que se junta uma oferta particular institucional que tem por objeto 17.200.460 novas ações a serem subscritas no âmbito de aumento de capital; e 4.136.819 ações já emitidas a serem alienadas pelo Oferente (a Visabeira, atual acionista maioritário da VAA), dirigida a um conjunto de investidores qualificados selecionados pelo Emitente (VAA) e pelo Oferente (Visabeira), a chamada Oferta Institucional.

“O preço de aquisição das ações a alienar e a subscrição das novas ações, a ser fixado pelo Emitente (relativamente à oferta de subscrição) e pelo Oferente (relativamente à oferta de venda), situa-se entre o mínimo de 1,00 euros e o máximo de 1,30 euros, o qual será aplicável quer à Oferta quer à Oferta Institucional”, lê-se no prospeto.

Adicionalmente, “ o Oferente poderá ainda, e por sua exclusiva iniciativa, aumentar o número de ações a alienar no âmbito da Oferta Institucional na modalidade de OPV até um máximo de 13.063.641 ações VAA, passando assim a Oferta Institucional a compreender até 34.400.920 ações a alienar, para uma dispersão máxima de até 25% do capital social da Sociedade, após o referido aumento de capital” lê-se ainda no prospeto.

A Oferta encontra-se subordinada à verificação de uma procura para a totalidade das ações VAA objeto da Oferta e da Oferta Institucional, ou seja, 30.481.829 ações VAA (correspondente a 17,5% do capital social após aumento, sem incluir a possibilidade de aumento por decisão do Oferente), incluindo todas as componentes da Oferta.

“Caso alguma destas condições não se verifique, tanto a Oferta Pública como a Oferta Institucional, nas suas componentes, quer de aumento de capital e oferta de subscrição de Novas Ações quer de oferta de venda das ações por parte do Oferente, ficarão sem efeito”, refere o documento da CMVM.

Regresso aos dividendos

No caso de a oferta ter sucesso, a Vista Alegre poderá voltar a pagar dividendos. A empresa explicou no prospeto que devido aos prejuízos acumulados e aos investimentos avultados efetuados no âmbito da reestruturação do Emitente e ainda às restrições decorrentes do empréstimo sindicado contraído pela Vista Alegre Atlantis, e a Vista Alegre junto da Caixa Geral de Depósitos e do Banco Comercial Português não foi definida uma
política de dividendos nem foram distribuídos dividendos aos acionistas.

A empresa adiantou que pretende aplicar parte do produto líquido da oferta de subscrição e a Visabeira Indústria pretende aplicar o produto líquido da oferta de venda no reembolso do empréstimo contraído à banca.

“Assim, e condicionado às condições da Oferta e da Oferta Institucional, o Conselho de Administração da VAA aprovou uma política de crescimento estável e sustentado dos dividendos relativos aos exercícios de 2019 e seguintes visando que a VAA venha a declarar e pagar dividendos que representem, pelo menos, 30% do lucro líquido da VAA ajustado a itens não-recorrentes e apurado no respetivo exercício, aplicável num cenário de sucesso daquelas ofertas e no pressuposto da referida afetação de receitas e da libertação da VAA daquelas restrições”, sublinhou.

Na operação descrita no documento da CMVM foi definido um intervalo de preços para a OPV e OPSA, o qual será apurado no final da oferta (na data de apuramento de resultados, em momento anterior), tendo em conta o processo de bookbuilding na oferta institucional.

Em cima da mesa está a “subscrição de até 21.772.735 de ações ordinárias, com o valor nominal de 0,80 euros cada, que representarão até 12,5% do capital social da VAA, num montante global máximo de aumento de 17.418.188,00 euros”, explica o grupo.

A 8 de outubro, a Visabeira anunciou a intenção vai fazer um aumento do capital da Vista Alegre através da emissão de 21,77 milhões de novas ações, de forma a reforçar o capital disperso em bolsa para até 25%.

Nessa altura, a Visabeira explicara que beneficiará deste reforço de dispersão, com o alargamento da sua base acionista e, consequentemente, de uma maior liquidez das ações da Vista Alegre, “reforçando a sua atratividade perante potenciais investidores”.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.