[weglot_switcher]

Cofina dispara 6% depois de chegar a acordo para comprar dona da TVI

O levantamento da suspensão acontece depois de a Cofina ter anunciado no sábado, 21 de setembro, que tinha chegado a acordo com a Prisa para comprar a Media Capital, com a dona da TVI a ser valorizada em 255 milhões de euros.
  • CEO da Cofina, Paulo Fernandes
23 Setembro 2019, 09h32

A Cofina disparou mais de 6% na bolsa de Lisboa na sessão desta segunda-feira, 23 de setembro, depois de a CMVM ter decretado o levantamento da suspensão da negociação da cotada.

A dona do Correio da Manhã, CM TV, Record ou Jornal de Negócios está a subir 6,34% para 0,5200 euros, com 136,538 mil ações negociadas nesta sessão.

O levantamento da suspensão acontece depois de a Cofina ter anunciado no sábado, 21 de setembro, que tinha chegado a acordo com a Prisa para comprar a Media Capital.

O negócio valoriza a dona da TVI, Rádio Comercial ou Plural em 255 milhões de euros. A empresa presidida por Paulo Fernandes oferece 170 milhões de euros para  comprar 94% da Media Capital à Prisa, e lançou uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) para comprar os restantes 6% que negoceiam em bolsa, prevendo gastar 10 milhões nesta operação. A Cofina vai também ficar com a dívida da Media Capital, que ascendia a 80 milhões no final de junho.

Segundo a Cofina, a conclusão da operação de compra e venda da Media Capital encontra-se sujeita a várias condições: a não oposição da Autoridade da Concorrência; autorização da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC); aprovação pela assembleia-geral da Prisa do contrato de compra e venda; aprovação da venda pelos credores da Prisa; aprovação do aumento de capital da Cofina para financiar esta operação.

A empresa liderada por Paulo Fernandes diz que já tem assegurado o financiamento à operação. “Caso a aquisição da referida participação venha a ser positivamente apreciada pelos reguladores, o seu financiamento está assegurado através de crédito bancário já aprovado e da realização de um aumento de capital”, segundo comunicado divulgado no sábado.

A dona do Correio da Manhã admite a entrada de novos investidores no seu capital para concluir a compra da Media Capital. “Excluindo a percentagem do capital em free-float, o aumento de capital está garantido em mais de 50% pelos atuais acionistas de referência, sendo, no entanto, possível que entrem novos investidores com posições qualificadas”, de acordo com a Cofina.

 

https://jornaleconomico.pt/noticias/cofina-anuncia-acordo-com-prisa-para-compra-da-tvi-492326

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.