[weglot_switcher]

Com o fim do número de eleitor, como saber onde votar nas eleições europeias? Veja aqui

Esta plataforma disponibiliza o local de voto, com a morada, e a secção onde o cidadão vai poder proceder ao voto para as eleições europeias de 26 de maio.
20 Maio 2019, 13h22

Depois da votação antecipada que teve lugar no domingo, onde os eleitores podiam votar nos locais que fossem mais convenientes, chega agora o dia oficial para os restantes portugueses, 26 de maio.

O número de eleitor foi descartado e para saber o local de votação, o Ministério da Administração Interna disponibilizou uma plataforma onde os eleitores podem aceder com o número do cartão de cidadão e a data de nascimento.

Quando acede à ligação com os seus dados pessoais, a mesma disponibiliza o posto de recenseamento, local de voto, seguido pela respetiva morada, e pela secção de voto.

É de destacar que os “cidadãos portadores de Cartão de Cidadão, residentes em território nacional, continuam a ser automaticamente inscritos na freguesia correspondente à morada indicada no referido cartão”, explica a secretaria-geral do ministério da Administração Interna.

Com o fim do número de eleitor, os “cadernos eleitorais serão organizados, dentro de cada freguesia ou posto de recenseamento, por ordem alfabética dos nomes dos respetivos eleitores”.

Além de conseguir consultar o seu local de voto através da plataforma do recenseamento eleitoral, existe também a aplicação para telemóvel MaiMobile.

Também é possível saber onde votar através do envio de uma mensagem para o número 3838 com os dados: inserir RE no início, seguido do número de identificação civil sem digito de controlo, no final inserir a data de nascimento (no formato AAAAMMDD). Exemplo:  RE 12344880 19891007.

Por sua vez, as inscrições de cidadãos estrangeiros no recenseamento só são pesquisáveis por nome.

 

Voto antecipado: Uma hora e meia de espera para votar em Lisboa

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.