Com o fim do número de eleitor, como saber onde votar nas eleições europeias? Veja aqui

Esta plataforma disponibiliza o local de voto, com a morada, e a secção onde o cidadão vai poder proceder ao voto para as eleições europeias de 26 de maio.

Depois da votação antecipada que teve lugar no domingo, onde os eleitores podiam votar nos locais que fossem mais convenientes, chega agora o dia oficial para os restantes portugueses, 26 de maio.

O número de eleitor foi descartado e para saber o local de votação, o Ministério da Administração Interna disponibilizou uma plataforma onde os eleitores podem aceder com o número do cartão de cidadão e a data de nascimento.

Quando acede à ligação com os seus dados pessoais, a mesma disponibiliza o posto de recenseamento, local de voto, seguido pela respetiva morada, e pela secção de voto.

É de destacar que os “cidadãos portadores de Cartão de Cidadão, residentes em território nacional, continuam a ser automaticamente inscritos na freguesia correspondente à morada indicada no referido cartão”, explica a secretaria-geral do ministério da Administração Interna.

Com o fim do número de eleitor, os “cadernos eleitorais serão organizados, dentro de cada freguesia ou posto de recenseamento, por ordem alfabética dos nomes dos respetivos eleitores”.

Além de conseguir consultar o seu local de voto através da plataforma do recenseamento eleitoral, existe também a aplicação para telemóvel MaiMobile.

Também é possível saber onde votar através do envio de uma mensagem para o número 3838 com os dados: inserir RE no início, seguido do número de identificação civil sem digito de controlo, no final inserir a data de nascimento (no formato AAAAMMDD). Exemplo:  RE 12344880 19891007.

Por sua vez, as inscrições de cidadãos estrangeiros no recenseamento só são pesquisáveis por nome.

 

Voto antecipado: Uma hora e meia de espera para votar em Lisboa

 

Ler mais
Relacionadas

Voto antecipado: Uma hora e meia de espera para votar em Lisboa

Nas últimas eleições houve 3.300 inscritos para o voto antecipado, valor que atingiu as quase 20 mil este ano. Em Lisboa, existiam apenas 10 mesas de voto para oito mil inscritos. Nos Paços do Concelho tiveram de ser distribuídas senhas para garantir que quem estava na fila conseguia votar depois das 19 horas.

Eleições Europeias. Quase 20 mil portugueses votam hoje antecipadamente

Entre 12 e 16 de maio, perto de 20 mil portugueses solicitaram a antecipação do voto. Lisboa é o distrito com mais pedidos.

Quer votar mais cedo nas europeias? Hoje é o último dia para se inscrever

Termina hoje o prazo para a inscrição do voto antecipado nas eleições europeias, caso se encontre fora do país no próximo dia 26 de maio. A inscrição acontece numa plataforma e só tem de escolher o distrito onde vai praticar o voto.

Já conhece as mudanças sobre a forma de votar em Portugal?

Alterações às leis eleitorais foram aprovadas no ano passado mas é nas europeias de 26 de maio que se estreiam.
Recomendadas

“Overtourism”: Estas 10 cidades estão a ser engolidas pelo turismo em massa

Com cada vez mais viajantes, o conceito de turismo em excesso alargou-se a mais destinos. Conheça os países que vão ser as principais vítimas deste fenómeno na próxima década.

O que fazer quando um crédito “desaparece” da Central de Responsabilidades

No caso de o crédito “desaparecer” da CRC não significa que a dívida deixou de existir, sendo que o consumidor mantém a sua responsabilidade perante a obrigação. Esta situação poderá ocorrer aquando da cessão de crédito (venda da dívida a terceiros), a favor de uma entidade fora do sistema financeiro, pelo que esta passa a assumir a posição de credor.

Mais de metade dos portugueses não confiam em fazer compras pela internet

Entre os consumidores que já aderiram às compras pela internet, 65% destacam como grande vantagem a comodidade. Por outro lado, 44% vê nas devoluções o maior entrave no ‘e-commerce’.
Comentários