[weglot_switcher]

Comia uma pizza se soubesse que teria de caminhar quatro horas para queimar as calorias?

Investigadores britânicos querem tornar os rótulos dos produtos alimentares mais esclarecedores sobre o seu valor calórico, defendendo a aplicação de fórmulas práticas para elucidar os consumidores. Por exemplo: para queimar 500 calorias que um chocolate contenha são precisos 50 minutos de corrida.
12 Dezembro 2019, 08h26

Saber quantas calorias tem cada alimento tornou-se um assunto cada vez mais importante à medida que mais pessoas procuram fazer uma alimentação saudável muitas vezes combinada com exercício físico. O problema é saber interpretar a informação dos rótulos e aplica-la ao dia-a-dia.

Depois de comer uma pizza, um adulto precisaria de caminhar durante quatro horas só para queimar as calorias, segundo um estudo da Universidade de Loughborough, citado pela BBC.

Os rótulos presentes nas embalagens dos alimentos não são esclarecedores, demasiadas vezes, não informando suficientemente o consumidor. É por esta razão que os investigadores procuraram analisar milhares de produtos e perceber se realmente o cidadão comum consegue interpretar a informação calórica de cada alimento e agir de acordo.

A professora Amanda Daley que lidera a investigação diz que a sua preocupação é “fazer com que o cidadão comum leia e interprete corretamente a informação das embalagens e, como consequência, se tornem fisicamente mais ativos”.

A professora Daley, afirma ainda que a maioria das pessoas ficaria chocada ao saber a quantidade de exercício físico que é necessário para queimar as calorias presentes nos alimentos. “Por exemplo, se consumirmos um chocolate que tenha 500 calorias seriam precisos 50 minutos de corrida”.

Este estudo pretende cativar uma grande distribuidora alimentar a adotar o novo sistema de rótulos, com o objetivo de consciencializar a sociedade para as consequências de comer “às cegas” e não praticar o devido exercício físico e, assim, contribuir para a diminuição da percentagem de pessoas obesas ou em risco de obesidade, bem como, doenças como a diabetes ou colesterol alto.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.