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Como devem os consumidores atuar quando têm problemas nas férias?

Para quem está a preparar as férias, ou já está a banhos, a Deco deixa vários conselhos para os consumidores poderem enfrentar problemas relacionados com viagens organizadas, reservas de hotéis, voos e burlas com casas de férias.
8 Julho 2019, 10h37

O que fazer em caso de problemas com viagens organizadas?

Os consumidores devem solicitar o livro de reclamações na agência, por exemplo, para problemas com viagens organizadas. Para exigir uma indemnização, deve contactar o Provedor da Associação Portuguesa de Agências de Viagem e Turismo ou o Turismo de Portugal. No último caso, o problema será analisado por uma comissão arbitral, que decidirá se tem direito a compensação.

Queixas relacionadas com reservas em hotéis

Interdição a crianças, cobrança indevida por cancelamento de reservas, quartos muito diferentes dos que se viu nas brochuras ou na internet, problemas nas instalações, preços cobrados excessivos são os principais contratempos que se verificam com as reservas em hotéis. Além de apresentar queixa no livro de reclamações, o consumidor pode recorrer à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), que é a autoridade administrativa nacional especializada no âmbito da segurança alimentar e da fiscalização económica.

Como agir com problemas com as companhias de aviação?

Em caso de problemas com o voo, reclame junto da agência ou transportadora. Se não for bem-sucedido, preencha o formulário de queixas no Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC). Pode ainda recorrer a centros de arbitragem de conflitos de consumo, julgados de paz e tribunais.

Cuidado com as casas de férias reservadas na internet

Quem procura casa para férias deve evitar precipitações, sobretudo na altura de pagar e quando a reserva é feita através da internet. Quando a casa não corresponde ao anunciado, o consumidor deve pedir o livro de reclamações, que os estabelecimentos de alojamento local são obrigados a ter. A reclamação é enviada para a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), a entidade responsável pelo cumprimento da lei.

Além destes mecanismos oficiais, os consumidores também podem usar a plataforma Reclamar da Deco ou através do telefone 218 410 858.

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