[weglot_switcher]

Como evitar distrações no trabalho em cinco passos

Os especialistas da consultora de recrutamento Robert Walters aconselham os trabalhadores a experimentar aplicações móveis como a Anti-Social ou a Stay Focused, por exemplo.
3 Janeiro 2020, 11h00

A consultora de recrutamento Robert Walters divulgou cinco dicas para os trabalhadores que se distraem mais facilmente. Para (tentar) aumentar a concentração dos funcionários e gestores ao longo do dia, os especialistas – entre os quais François-Pierre Puech – aconselham:

Divida as tarefas longas e complexas em blocos

Tarefas grandes podem parecer assustadoras, e, consequentemente, levar a interrupções mais frequentes e produtividade reduzida. Dividir projetos em tarefas mais pequenas, que requerem menos tempo, pode tornar o objetivo final mais viável. Geralmente, as tarefas menores são mais fáceis de enfrentar, havendo uma maior probabilidade de se permanecer no caminho certo para concluir a tarefa principal.

Bloqueie distrações online

Dá por si a fazer scroll nas redes sociais ou nos seus blogues preferidos enquanto devia estar a trabalhar? Experimente aplicações móveis anti-distrações como a Anti-Social ou a Stay Focused, que podem bloquear o seu acesso a sites específicos por períodos de tempo previamente definidos de forma a garantir que mesmo que tente não conseguirá distrair-se com coisas alheias ao trabalho. Desative também as notificações das redes sociais para não estar sempre a receber alertas potencialmente distrativos.

Trabalhe com os colegas mais produtivos

Pode parecer óbvio, mas rodear-se das pessoas mais produtivas no seu trabalho vai fazer com que também se torne mais produtivo. Ao sentar-se ao lado de alguém mais focado, ou trabalhar com um colega mais diligente, vai sentir-se inspirado para fazer o mesmo e reduzir a probabilidade de ser interrompido desnecessariamente.

Estabeleça limites com colegas que causam distração

Por outro lado, se trabalha ao lado de colegas que se distraem por tudo e por nada, estabeleça limites com eles para que estejam conscientes de quando precisa de se concentrar numa tarefa que tem de terminar. É possível dizer a um colega sem ferir os seus sentimentos que naquele momento necessita de algum silêncio para se poder concentrar em terminar uma tarefa específica importante. Pode até oferecer uma previsão do tempo que precisa para isso, se considerar necessário ou se o seu colega lhe perguntar.

Faça intervalos

Fazer pausas regulares é importante para dar um descanso ao seu cérebro e recarregar baterias, nem que seja levantar-se para ir buscar um café ou espreguiçar-se um pouco.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.