[weglot_switcher]

Como impedir que a publicidade o ‘persiga’ na internet?

O que nós fazemos online por vezes é ‘capturado’ e processado por quem não sabemos. A maior parte das vezes é apenas por questões de publicidade. Mas nunca sabemos quem o faz.
  • Kacper Pempel/Reuters
7 Agosto 2018, 11h02

Quando navegamos na internet deixamos rastos sobre a nossa atividade. Na maior parte das vezes não sabemos que tipo de informação deixamos para trás nem quem a processa. Pior ainda: não sabemos o que fazem com a nossa informação. Apesar de estarmos a ser ‘vigiados’, nem sempre é preocupante, uma vez que a maior parte da informação destina-se a fins publicitários específicos para um determinado utilizador.

Por exemplo, suponha que passa algum tempo a pesquisar sobre o seu clube de futebol, a sua marca de roupa preferida ou sobre o seu autor favorito. Nas próximas vezes que for à internet fazer outra busca qualquer, é provável que visualize anúncios sobre, por exemplo, descontos para bilhetes dos jogos da sua equipa, campanhas promocionais da sua marca de roupa preferida ou a data de lançamento do próximo livro do autor de que tanto gosta.

A isto se chama de publicidade comportamental online. O site youronlinechoices.com explica este fenómeno da seguinte maneira: “é uma forma de colocar anúncios nos websites que visita e torna-los mais relevantes para si e para os seus interesses”. “Os interesses partilhados são agrupados com base nas anteriores atividades de navegação na internet e os utilizadores recebem, de seguida, anúncios que correspondem aos seus interesses partilhados. Desta forma, os anúncios podem ser feitos da forma mais relevante e útil possível”, lê-se.

Ou seja, não é nada de grave. O site youronlinechoices.com até refere que isto não constitui uma violação da sua privacidade. “Todos os prestadores deste de serviço têm que cumprir as leis aplicáveis, a informação utilizada para focalizar anúncios não é pessoal, no sentido de você – o utilizador – não poder ser identificado”, diz.

O site youronlinechoices.com, além de lhe explicar a publicidade comportamental online, no que consiste uma cookie ou dar-lhe outras informações relevantes, tem uma funcionalidade que lhe permite fazer um opt-out de empresas que o ‘seguem’ pela internet fora de forma a que a publicidade que vê no seu computador ou no seu dispositivo móvel se coadune aos seus interesses. Depois de aceder ao site, clique em “as suas escolhas” para ver a lista das empresas que o ‘vigiam’ e pode ainda escolher entre manter ou cancelar a recolha da sua informação.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.